Por que a diversificação de investimentos no setor de energia solar renovável tem se tornado tendência?



Publicado em 29 de abril de 2022

Será que está na hora de fazer investimentos no setor de energia solar? Confira os principais motivos que justificam essa estratégia!

Os investimentos no setor de energia solar no Brasil têm se tornado uma forte tendência. Dessa forma, existem diversos fatores que contribuem para essa valorização. Além dos impactos negativos que o alto uso de hidrelétricas têm gerado no meio ambiente, a energia solar gera uma economia muito significativa.

Neste artigo, você vai entender melhor quais são os fatores que têm promovido os investimentos no setor fotovoltaico. Além disso, por que isso é um indicativo que o Brasil ainda vai crescer muito mais nesse campo nos próximos anos.

A crise de energia elétrica estimulou o crescimento da energia solar

Fatores ambientais, econômicos e políticos motivaram uma grave crise energética no Brasil no ano de 2021, entre eles, a escassez de chuvas em boa parte do território brasileiro. Devemos ressaltar também os baixos investimentos no setor energético.

Uma das grandes razões desse revés no setor energético brasileiro é o fato de que o país é ainda muito dependente de fontes hidráulicas na produção energética.  Por isso, essa dependência tem feito com que empresas e consumidores busquem alternativas para o consumo de energia. Afinal, a energia solar se torna um dos grandes destaques, tendo em vista diversas facilidades que a implementação do sistema apresenta.

O sistema fotovoltaico está ficando mais acessível à população

À medida que a demanda ou energia solar aumenta, também cresce a oferta e, com isso, reduzem-se os preços de equipamentos utilizados na montagem de estruturas de sistemas fotovoltaicos. 

É verdade também que surgem no mercado novas empresas especializadas na implementação de estruturas para a geração de energia solar, sem falar nos incentivos públicos cada vez mais direcionados ao setor.

Com maior competitividade e preços mais baratos, o acesso à implementação de equipamentos para geração própria de energia solar, como módulos fotovoltaicos solares e inversores, tem ficado cada vez mais facilitado, tanto para empresas, quanto para consumidores residenciais.

O Brasil também faz parte da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA)

A IRENA é uma agência de abrangência Internacional que tem por objetivo dar suporte aos países que desejam migrar para o futuro de energia sustentável. Sendo assim, a organização orienta os governos participantes a implementar políticas que incentivem investimentos em energia renovável.

Uma vez que o Brasil participa desse grupo, o país tem mais condições de criar políticas públicas que alimentem o crescimento, não só de infraestrutura de geração de energia solar, mas também de outras fontes de energias sustentáveis. 

Os reajustes de tarifas de energia têm ficado acima da inflação

O aumento da tarifa da conta de luz tem sido maior do que a inflação calculada no mesmo período. Dados da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) revelam que entre 2015 e 2021 as tarifas de energia elétrica aumentaram em um média anual de 16,3%. Por outro lado, o IPCA — o índice de preços do consumidor que mede a inflação do país — teve uma elevação média de 6,7% ao ano. 

Comparando esses resultados chegamos à conclusão que as tarifas cobradas pelas distribuidoras cresceram 237% a mais do que a inflação. Sendo assim, fica claro então que o consumidor tem motivos de sobra para buscar fontes alternativas e mais baratas de energia, especialmente levando em conta esse aspecto financeiro.

Os investimentos no setor de energia solar estão em consonância com a revolução verde

Existe um interesse cada vez maior da população em investir em fontes de energia menos poluentes. A energia solar tem despontado nessa área porque apresenta um custo-benefício muito interessante. Além disso, o impacto sobre o meio ambiente é realmente baixo, produzindo uma energia limpa que não acaba.

Outro fato importante a se levar em conta é que a fonte de energia é o próprio sol, uma fonte de energia amplamente disponível em todo o território nacional.

Os investimentos no setor de energia solar geram muitos benefícios para empresas e consumidores residenciais. Afinal, aqueles que tomam essa iniciativa contribuem para um futuro mais sustentável, sem abrir mão agora da economia.

Quer saber como fazer esse investimento? Então, solicite um orçamento gratuito agora mesmo! Entre em contato e converse com nossos especialistas!

Veja também

Você sabe o que é o cálculo HSP?

Conhecer o cálculo HSP guiará o planejamento e também a escolha do sistema fotovoltaico Você... Leia Mais

O que é corrente contínua e alternada e sua relação com a Energia Solar

Entenda a diferença entre corrente contínua e alternada e como funciona o sistema... Leia Mais

Como um simulador de energia solar pode auxiliar no processo de aquisição desse sistema?

Conheça a Calculadora de Economia da Fator Solar, simulador de energia solar, e saiba qual... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.