Qual o preço de módulos voltaicos solar, suas diferentes versões e como economizar?



Publicado em 27 de abril de 2022

Os módulos voltaicos são o nome técnico do que chamamos popularmente de placas solares. Afinal, quer saber quanto custa e quais os modelos disponíveis? Então, confira no post!

A China é o maior exportador e fabricante de módulos fotovoltaicos do mundo. No Brasil, a maioria dos módulos comercializados vem de empresas chinesas. Assim, o preço desse módulo fotovoltaico solar é diretamente afetado pelas variações do dólar e de impostos e taxas aplicadas na importação, além das variações de preços no próprio mercado chinês.

Nesse artigo vamos compartilhar com você as principais informações sobre os módulos voltaicos, ou seja, o módulo fotovoltaico. Entenda qual é o preço, quais são os tipos disponíveis no mercado e como é possível economizar ao adquirir esse equipamento. Continue a leitura e saiba mais!

Qual o preço médio de módulos voltaicos?

Uma vez que o preço da placa solar — ou, tecnicamente falando, módulo fotovoltaico solar — é influenciado pelo dólar e por impostos e, por isso, os preços variam. Os preços no mercado chinês também variam em função da demanda interna da própria China e também do volume de exportação para outros países. Mas, em média, os modelos de 400 Wp (Watt-pico) podem ficar entre R$ 1.000 e R$ 1.500 no varejo.

Normalmente, em projetos de energia solar feitos no Brasil para casas e ambientes empresariais, a potência utilizada fica entre 340 Wp E 545 Wp. Assim, o preço de seu módulo fotovoltaico vai depender da potência, da tecnologia empregada, do tipo de célula fotovoltaica e também do fabricante e, sobretudo, da dinâmica internacional do comércio de módulos.

Mas o que exatamente é um módulo voltaico?

O módulo fotovoltaico é um mecanismo composto de células fotovoltaicas que são ligadas em série que utilizam a radiação solar para produzir energia elétrica.

As células fotovoltaicas produzem energia solar energia elétrica a partir dos fótons da luz solar. Os módulos fotovoltaicos são compostos por duas camadas de silício que, na incidência de luz solar, os elétrons livres migram de uma camada para a outra, gerando corrente elétrica. Esse fenômeno é conhecido como efeito fotovoltaico.

Quais são os principais tipos e versões de módulos voltaicos?

Como já mencionamos, a maior parte dos painéis solares são feitos com silício, mas existem outros modelos. Entenda melhor cada um deles.

Painéis de silício

Os painéis de silício são os mais utilizados. E não é para menos. Afinal de contas, esse elemento é o mais eficiente de todos e, por isso, está presente em mais de 80% dos painéis solares. As 2 principais variações desse tipo de painel são os monocristalinos e os policristalinos:

  • policristalinos: são mais baratos, mas produzem menos energia elétrica
  • monocristalinos: têm uma cor homogênea e é fácil distinguir de perto. Apesar de serem mais caros que os modelos policristalinos, são também mais eficientes e, portanto, produzem mais energia elétrica

Filme fino

Há módulos de filme fino compostas de diferentes materiais:

  •  silício amorfo (a-Si);
  •  telureto de cádmio (CdTe)
  •  seleneto de cobre
  •  índio e gálio (CIS/CIGS)
  •  orgânico (OPV)

Esses materiais não apresentam uma eficiência tão significativa e são mais caros. Por isso, não são indicados para projetos de sistemas de geração de energia solar em residências e empresas.

Híbrido

O modelo híbrido (HJT) é uma tecnologia que é a mais recente, mas se parece muito com os painéis de silício. Afinal, a diferença aqui é que esse modelo apresenta uma camada de silício amorfo, aumentando sua eficiência energética.

Como é possível economizar na compra e aquisição desses módulos voltaicos?

Uma das formas de economizar nesse investimento é por meio de uma empresa especializada em energia solar. Além da aquisição e instalação do equipamento, a companhia também será responsável pelo monitoramento e manutenção do sistema, dando a garantia necessária.

Também é possível financiar o projeto de energia solar. Dessas formas, você garante que a sua aquisição seja segura e você já consiga gerar energia limpa e sustentável.

Gostou de saber mais detalhes sobre o módulo voltaico solar? Então, solicite um orçamento gratuito com nossa equipe!

Veja também

Aprenda como escolher o fornecedor de serviços de instalação de energia solar!

Está em busca de um fornecedor de serviços de energia solar qualificado? Então, confira nossa... Leia Mais

Energia Solar no campo: quais as vantagens para sua produção, criação e negócio rural

O que acha de implementar um sistema de energia solar no campo, em sua propriedade? Então, entenda... Leia Mais

Por que instalar energia solar pode ser seguro e eficiente com o apoio da Fator Solar!

Precisa de uma empresa especializada para instalar energia solar na sua residência ou empresa?... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.