Como faço a limpeza das placas solares da minha instalação fotovoltaica?



Publicado em 8 de dezembro de 2021

Primeiramente vamos te relembrar alguns dos principais benefícios de ter uma energia limpa e renovável: a economia na sua conta de luz que pode chegar até 95%, a valorização do seu imóvel aumenta, mostra a sua responsabilidade com o meio ambiente além da baixa manutenção. Sim, este último benefício está ligado ao assunto de hoje: a limpeza das placas solares instaladas na usina fotovoltaica.

O benefício de ter as placas higienizadas está diretamente ligado à eficiência delas, ou seja, quanto mais limpas, melhor a captação dos raios solares nas células fotovoltaicas. Dado que existem algumas sujeiras bem comuns que podem reduzir a eficiência dessas células, como poeiras, excrementos de pássaros, falta de chuvas entre outras.

Para saber quando realizar a limpeza, você precisa levar em consideração a localização da sua usina fotovoltaica, pois alguns fatores interferem na periodicidade da manutenção. Confira a lista abaixo:

– o clima da região,
– a época de chuvas e secas,
– o índice de poluição,
– quantidade de gramado ao redor do local
– terrenos com muita areia ao redor
– quantidade de árvores existentes no entorno da instalação (pelo acúmulo de folhas nas placas solares)

É preciso analisar todos esses fatores citados acima, para que se consiga encontrar uma  periodização adequada da higienização. Costumamos indicar que a frequência ideal é que seja feita de 1 à 2 vezes ao ano.

O que usar na lavagem

Vamos agora pôr a mão na massa água. O ideal é que a limpeza seja feita somente com água. Se houver uma sujeira mais pesada, pode-se usar um sabão neutro com esponja macia ou um pano.

Como fazer

Primeiro de tudo, desligue o seu sistema fotovoltaico. Dessa forma, podemos evitar riscos de acidentes elétricos. Realizado o desligamento total, inicia-se com o processo de lavagem. Se necessário, é nesta hora que pode ser inserido o uso de sabão e uma superfície macia. A retirada do sabão precisa ser feita logo em seguida, para que não ocasione manchas.

Cuidados que você precisa ficar atento

– o utensílio que auxiliará na limpeza, como esponja ou pano precisa ser liso, sem nenhuma saliência que possa causar arranhões.
– é sempre importante secar as placas com o recurso de um pano macio, para que não haja o acúmulo de calcário com a água evaporada.
– nunca pise nas placas solares
– sempre que for realizar algum serviço desse porte, utilize equipamento de segurança, os EPis.
– atenção aos horários que for realizar a limpeza. Não deve ser feita em altas temperaturas, pois o contato das placas com a água fria pode danificar o painel, devido a diferença de temperatura.

Vale ressaltar que é importante que você procure a ajuda de um profissional para realizar a limpeza das placas, se as instalações das mesmas, forem em locais mais complexos. A manutenção dos painéis solares fotovoltaicos é uma ação importante, que determina a eficiência e os resultados da sua usina.

Nós, da Fator Solar, somos uma empresa especializada, que leva a sério a qualidade dos nossos serviços. Por isso, se você tem interesse em saber mais sobre energia solar fotovoltaica e os seus inúmeros benefícios, entre em contato conosco.

Você pode fazer o seu orçamento gratuito. Acompanhe nossas redes sociais e veja o que nossos clientes têm a dizer sobre os nossos serviços.

Energia Solar Fotovoltaica

Portfólio Fator Solar

Calculadora de economia

Veja também

Como a Energia Solar pode ajudar a atender requisitos dos pilares ESG no seu negócio!

A energia solar tem um importante papel em empresas que desejam harmonizar seus processos com os... Leia Mais

Aprenda como escolher o fornecedor de serviços de instalação de energia solar!

Está em busca de um fornecedor de serviços de energia solar qualificado? Então, confira nossa... Leia Mais

Energia Solar no campo: quais as vantagens para sua produção, criação e negócio rural

O que acha de implementar um sistema de energia solar no campo, em sua propriedade? Então, entenda... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.