Você sabe a diferença entre energia solar e aquecimento solar?



Publicado em 15 de dezembro de 2021

Para respondermos essa pergunta, primeiramente vamos analisar que você deve estar lendo esse artigo de algum aparelho eletrônico, seja computador ou smartphone, e ambos precisam de energia para funcionar, certo? E isso é só uma parcela da nossa dependência de energia elétrica, a começar pela quantidade de aparelhos eletrônicos que temos na nossa casa ou no trabalho.

Um dos maiores consumidores de energia elétrica são os chuveiros, e é aqui que entra a questão da diferença de energia solar e aquecimento solar.

Mas você deve estar se perguntando: o que o chuveiro tem em comum com esses dois sistemas? Simples, ambos sistemas utilizam o sol como fonte, mas são diferentes em diversos fatores.

Continue com a gente neste post, para saber mais das diferenças.

O aquecimento solar, como o próprio nome já diz, é utilizado para aquecer a água, através da energia fornecida pelo sol. Os coletores instalados, absorvem as radiações solares que passam por aletas e tubos de cobre em serpentina, realizando o trabalho de transferir o calor para os tubos que contém a água e depois levada até um reservatório denominado boiler. De forma resumida, aqui a sua água do chuveiro para o banho já entra aquecida, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Já a energia solar é quando os painéis fotovoltaicos instalados, geralmente em telhados, captam os raios solares e transformam essa energia em uma corrente alternada. Existem dois caminhos para usar a energia gerada: no primeiro, ela pode ser consumida imediatamente e no segundo, ela retorna à concessionária e se transforma em créditos que podem ser utilizados em até um determinado tempo. Voltando ao exemplo do chuveiro, aqui você utilizará a energia solar para aquecer a água do banho e não ter gasto nenhum com a energia de concessionária elétrica.

Conheça os equipamentos utilizados nos dois sistemas

Vamos iniciar pelo sistema de aquecimento solar, devido às instalações do sistema serem mais simples. O processo de aquecimento se inicia no coletor solar, no qual é responsável por absorver a radiação e transferir o calor para a água que irá circular no interior das tubulações de cobre. Esta água transferida precisa ficar armazenada em um boiler, que funciona como uma espécie de “bateria”, e pode ser construído de cobre, polipropileno ou inox, sendo isolado com um material que não irá prejudicar a camada de ozônio. Por se tratar de um sistema mais simples, o custo é menos do que aderir à energia fotovoltaica. Mas em contrapartida, esse tipo de sistema não deixa o consumidor totalmente livre da energia elétrica.

Para a instalação do sistema fotovoltaico, o processo se torna um pouquinho mais complexo, por se tratar de gerar toda a energia elétrica necessária do local de consumo. Primeiramente vamos precisar dos módulos fotovoltaicos, que nada mais é do que as placas com células solares responsáveis por converter a luz do sol em energia. Para receber essa energia, e assim converter a corrente contínua em corrente alternada, contamos com os inversores, entregando a energia para a concessionária conforme os padrões de tensão e frequência. E por último, temos a string box, no qual fica responsável por proteger o sistema e prevenir possíveis danos, prolongando o seu investimento por muito mais tempo.

Até aqui, apontamos as diferenças desses dois sistemas, mas eles têm mais em comum do que se possa imaginar. Vamos citar a semelhança que agradará você e sua empresa: a economia na conta de luz. Ambos acabam realizando um corte expressivo com gastos em concessionárias de energia elétrica.

Porém, o sistema fotovoltaico tem uma vantagem sobre o sistema de aquecimento solar: para quem tem telhados restritos com pouca área, se o cliente instalar o sistema de aquecimento solar ocupará o telhado apenas para aquecer a água do banho. Já se instalar um sistema fotovoltaico, o telhado receberá um sistema que produzirá energia elétrica que poderá ser utilizada em qualquer aparelho (inclusive no chuveiro), dando mais versatilidade no seu uso.

Para saber mais sobre esses dois sistemas que favorecem o seu bolso e o meio ambiente, entre em contato e vamos conversar.

Acompanhe nossas redes sociais e veja o que nossos clientes têm a dizer sobre os nossos serviços.

Energia Solar Fotovoltaica

Portfólio Fator Solar

Calculadora de economia

Veja também

Cresce o número de Estados que possuem energia solar em 100% dos seus municípios

Segundo o Canal Solar, com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do... Leia Mais

Como faço a limpeza das placas solares da minha instalação fotovoltaica?

Primeiramente vamos te relembrar alguns dos principais benefícios de ter uma energia limpa e... Leia Mais

Eficiência energética: veja dicas para trazer o consumo eficiente para a sua casa ou empresa

A eficiência energética é a utilização racional e eficiente da energia, com o objetivo de... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.