Eletromobilidade em Curitiba: Como a cidade está investindo em ônibus elétricos para o transporte coletivo

Saiba como Curitiba pretende transformar o transporte da cidade investindo em eletromobilidade, eficiência e diminuindo a emissão de gases poluentes.

Curitiba, assim como outras cidades do Brasil, vem apresentando iniciativas para se tornar uma cidade mais sustentável. O município conta com algumas em pleno funcionamento, como os projetos de energia solar instalados em prédios públicos. Por exemplo, o telhado da sede da prefeitura, o Palácio 29 de Março, cuja capacidade de geração é de 212 MWh/ano ou a Pirâmide Solar do Caximba, com 8,6 mil painéis e 4,55 MWp de potência instalada. 

A nova iniciativa é introduzir veículos totalmente elétricos no transporte público da cidade. Afinal, Curitiba já possui uma frota de veículos híbridos, que utilizam combustível apenas quando ultrapassam uma certa velocidade. Sendo assim, a ideia agora é implementar os veículos elétricos para um transporte mais sustentável e econômico. 

Transporte coletivo sustentável

BYD

Os ônibus da chinesa BYD já estão em testes, porém, ainda sem passageiros, pois as portas dos veículos não estão do lado direito, como são utilizados na cidade. Porém, para que o teste simulasse o transporte de passageiros foram colocados pesos, desse modo é possível saber com mais precisão o desempenho desses veículos em situação semelhante ao do dia a dia.

Por exemplo, como ele se comporta em diferentes topografias (aclives, declives e plano), a duração da sua bateria, o tempo médio para percorrer o trajeto de determinadas linhas, entre outros fatores importantes para se saber como cada veículo irá se comportar no dia a dia do transporte público.

A prefeitura pretende realizar testes com diversas empresas a fim de escolher as que farão parte da frota no futuro. Dessa forma, a ideia é que em 2024 a cidade tenha veículos totalmente elétricos nas linhas Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste, responsáveis pelo transporte de 370 mil pessoas diariamente.

Eletra

Outra empresa que está em fase de testes na cidade é a brasileira Eletra, que possui parceiras importantes na montagem dos ônibus, a carroceria é da Caio, enquanto a tecnologia do motor e da bateria são WEG. Além da BYD e da Eletra, Curitiba também pretende observar veículos da Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo.

Os testes terão duração de 30 dias, podendo ser prorrogados por mais 30. Sendo assim, testes prolongados são importantes para observar se o desempenho se mantém, assim como para saber como os ônibus se comportam com a frequência do transporte de passageiros. 

Investimento da cidade em veículos elétricos

A cidade pretende investir 200 milhões em eletromobilidade, adquirindo 70 ônibus ao todo, 42 tipo padron e 28 articulados, veículos que devem ser integrados à frota da cidade até o fim de junho de 2024. 

A eletromobilidade é uma realidade que em breve estará em todas as grandes cidades brasileiras. Porém, em Curitiba a estimativa é que até 2030, 33% da frota seja de veículos elétricos, alcançando 100% até 2050. 

Essas iniciativas, como o investimento em energia solar e em veículos elétricos, fazem parte do Plano de Ação Climática (PlanClima). Esse projeto visa o desenvolvimento sustentável e social como base para um futuro mais inclusivo e justo e menos agressivo ao meio ambiente. 

Nós da Fator Solar também estamos investindo nesse futuro. Afinal, somos parceiros da WEG, integradores credenciados para a instalação das estações de recargas de veículos elétricos com a tecnologia de ponta da WEG. 

Foto: Hully Paiva/SMCS

Outros posts