6 dicas para economizar na conta de energia da sua indústria



Publicado em 6 de janeiro de 2022

Todo empreendedor procura alternativas que auxiliem na manutenção do fluxo de caixa da empresa. O consumo de energia de uma indústria está dentre os principais gastos operacionais, logo, a pesquisa por alternativas que contribuam na conscientização e diminuição dos desperdícios, é sempre uma pauta.

Dessa forma, vamos propor algumas alternativas que você pode implementar na sua empresa e que te ajudarão a economizar na sua conta de energia.

Adaptações no ambiente:

Coloração do ambiente

Existe a opção por pintar as paredes e a mobília com tons mais claros, dessa forma a área dará a impressão de ser um espaço mais amplo e leve, consequentemente diminuirá o uso de iluminação artificial. São medidas simples, porém podem fazer uma grande diferença na conta final.

Ventilação e climatização

É frequente que esta seja a área com um maior gasto energético. É de extrema importância verificar com periodicidade a manutenção desses equipamentos, dentre elas, a limpeza dos filtros de ar, pois sujos, o funcionamento acabará prejudicado, resultando no aumento no consumo de energia. Em suma, é uma área da indústria que pode ser responsável por até 30% do consumo de energia.

É significativo planejar bem a localização de onde esses equipamentos serão instalados, sendo eles um local com boa circulação de ar ou dissipação de calor. Se mal instalados, o consumo energético poderá ser maior.

Iluminação

A dica primordial é: sempre prefira lâmpadas de LED. Com uma durabilidade maior, são econômicas e sustentáveis, devido ao consumo ser de até 60% menor que as demais. Outra adaptação que indicamos é a instalação de sensores complementares, com ou sem timers, automáticos no desligamento das luzes.

Ambas as alternativas apresentadas irão auxiliar na diminuição do seu gasto final na sua conta de energia elétrica.

A manutenção do seu maquinário está em dia?

A revisão dos equipamentos é extremamente importante por diversas razões. Uma delas é o consumo de energia quando ela está descalibrada, mal regulada ou suja. Com um baixo desempenho ela aumenta o consumo de luz para que consiga realizar seu funcionamento normalmente. Manter isso atualizado auxiliará na durabilidade do seu maquinário, na qual resulta no melhor aproveitamento do seu investimento.

Avaliação da rede elétrica

A escolha da tensão da sua rede elétrica é extremamente importante. É indispensável que o projeto elétrico esteja de acordo com as suas necessidades, evitando assim desperdícios de energia ou perdas de equipamentos. A manutenção da rede precisa estar em dia para evitar picos de consumo, entre outros pontos negativos de uma rede mal projetada ou que não esteja com a revisão atualizada.

Implementação de energia fotovoltaica

Atualmente, existem inúmeras fontes de energias renováveis que são aptas para o setor industrial, e a energia fotovoltaica é uma delas. A luz solar, quando captada, é transformada em energia, de forma limpa e sustentável. Com isso, além da sua empresa se tornar adepta a preservação do meio ambiente, você poderá ter uma economia de até 95% na sua conta de luz. Os projetos são criados de acordo com a necessidade de cada empresa, e assim, conseguem atender grandes demandas.

O custo-benefício da instalação e o retorno que ela te dará, a médio ou curto prazo, compensa o investimento nos painéis fotovoltaicos. O resultado disso é aderir a uma economia cumulativa.

Como forma de auxiliar na implementação de energia solar fotovoltaica, existem linhas de crédito que permitem pagar as mensalidades com a economia gerada.

A última dica primordial é que você produza a sua própria energia e deixe o sol gerar economia e trabalhar por você.

Entre em contato conosco e saiba como aderir ao uso de uma energia limpa. Nós podemos te ajudar.

Energia Solar Fotovoltaica

Portfólio Fator Solar

Calculadora de economia

Veja também

Geração de empregos em projetos de Energias Renováveis deixa o Brasil em 2º lugar no ranking mundial

Segundo dados que a IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) juntamente com a OIT... Leia Mais

Cresce o número de Estados que possuem energia solar em 100% dos seus municípios

Segundo o Canal Solar, com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do... Leia Mais

Você sabe a diferença entre energia solar e aquecimento solar?

Para respondermos essa pergunta, primeiramente vamos analisar que você deve estar lendo esse... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.