Conheça as diferenças entre as principais fontes de energia renovável, vantagens e características



Publicado em 14 de setembro de 2022

A energia solar é uma das principais fontes de energia renovável do planeta.

Com certeza você já ouviu falar nas muitas fontes de energia renovável que existem no planeta. Apesar de terem o mesmo significado, ou seja, serem oriundas de recursos renováveis, elas possuem características, fontes e benefícios diferentes. 

A seguir, vamos entender o significado de ser renovável, principais particularidades, diferentes fontes de origem e benefícios da sua utilização. Então, continue conosco!

Energia renovável: o que é?

A energia renovável tem origem em fontes que se renovam constantemente. Ela é uma energia 100% limpa, uma vez que não utiliza combustíveis fósseis para ser produzida.

Assim, ao utilizar uma energia renovável o indivíduo está contribuindo para a diminuição de impactos negativos ao meio ambiente, entre eles a alta emissão de dióxido de carbono (CO2).

Principais fontes de energia renovável

Quando se fala em fontes de energia renovável, a energia solar é a primeira que vem à cabeça de muitas pessoas. Contudo, além dela, existem outros tipos renováveis, talvez menos conhecidos.

Energia Solar

A energia solar vem do sol, por isso é uma energia barata e limpa. Ao longo dos anos ela se tornou uma opção bastante viável, inclusive no Brasil, por meio da instalação dos painéis solares e da telha fotovoltaica.

Energia Eólica

O vento existe em grande quantidade em qualquer parte do mundo. É dele que tem origem a energia eólica, gerada através dos aerogeradores. Muitos países são conhecidos por utilizarem a energia eólica. No Brasil, o maior potencial e, consequentemente, o maior número de aerogeradores está na região Nordeste. 

Energia Hidráulica

Aproveitar o deslocamento da água dos rios também é uma opção para geração de uma energia renovável e que não polua o meio ambiente.

Contudo, a água é um elemento que está em escassez e, caso não seja cuidada, pode vir a faltar para as futuras gerações. Além disso, para utilizar a energia hidráulica é preciso construir usinas hidrelétricas e a sua edificação acaba trazendo impactos negativos ao meio ambiente.

Energia da Biomassa

Esta, talvez, seja uma das fontes de energia menos conhecidas. Dessa forma, ela provém da transformação de plantas, madeiras, resíduos agrícolas e, inclusive, lixo. Além da eletricidade, a biomassa pode produzir combustíveis (como é o caso do Etanol, no Brasil, que tem origem na cana de açúcar) e calor.

Outras fontes de energia renovável

Além destas fontes de energia renovável que são as mais conhecidas existem, ainda, a energia geotérmica que utiliza o calor interno da terra na geração de eletricidade, a energia dos oceanos que usa a força das marés e das ondas e a energia do hidrogênio.

Conheça a Fator Solar

Entre todas as fontes de energia, a energia solar é a mais viável e eficiente, além do seu uso receber maior incentivo no Brasil.

Falando especificamente sobre a energia solar, a Fator Solar é empresa expert no assunto e que entende os diferentes cenários e necessidades do mercado nacional.

Quer reduzir a sua conta de energia elétrica e contribuir para o meio ambiente utilizando uma energia 100% limpa e renovável? Então, solicite agora mesmo um orçamento gratuito com a equipe de especialistas da Fator Solar!

Veja também

Benefícios de ter uma estação de recarga para veículos elétricos

Uma estação de recarga para veículos elétricos pode trazer diversos benefícios para o... Leia Mais

Ebook – Energia Solar no campo: quais as vantagens para seu negócio rural.

A distribuição de energia elétrica na zona rural passa por diversos desafios, como o fato de que... Leia Mais

Você sabe o que são “Órfãos do Solar”?

Saiba tudo sobre o movimento “órfãos do solar” e como estar preparado. Não é nenhuma... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.