Benefícios de ter uma estação de recarga para veículos elétricos



Publicado em 31 de agosto de 2022

Uma estação de recarga para veículos elétricos pode trazer diversos benefícios para o consumidor final ou para empreendedores. Veja como ela funciona na prática.

Os carros elétricos estão ajudando o mundo a se tornar mais sustentável. Sendo assim, eles oferecem menores custos de manutenção e funcionamento quando comparados aos movidos por motores de combustão.

A preocupação com a sustentabilidade tem levado empresas e governos a investir e facilitar a compra desse tipo de veículo. Um dos pilares desse movimento é a criação de estações de recarga. Neste post, discutiremos sobre esse assunto e como a energia solar pode ser um diferencial competitivo.

Como funciona uma estação de recarga para veículos elétricos

A estação de recarga possui um carregador de carro elétrico, um equipamento que conecta o veículo à uma fonte de energia elétrica para recarregar a bateria. 

Uma das principais empresas do segmento, a WEG, lançou recentemente uma nova linha de estações de recarga para diversos fins. Sendo assim, o modelo WEMOB WALL é ideal para residências, condomínios ou em estacionamentos cobertos. É instalada na parede e permite carregar um veículo por vez com uma potência de 3,7 kW.

O WEMOB PARKING foi desenvolvido para uso de modo compartilhado em ambientes internos e externos. Além disso, permite o carregamento simultâneo de dois veículos elétricos com até 22 kW cada, e possui controle de acesso seguro via cartão RFID por aproximação, aplicativo celular ou operação automática, permitindo fácil acesso.

O WEMOB STATION é a solução completa para o carregamento rápido em postos de gasolina e rodovias. Dessa forma, oferece três padrões de carregamento, com potência flexível de até 150 kW. Além da tecnologia, ele possui acessórios de proteção elétrica, proporcionando maior segurança para o usuário e o veículo.

Benefícios de investir em uma estação de recarga

Apesar dos inúmeros benefícios do investimento em veículos elétricos, há um empecilho grande que pode impactar o avanço dessa tecnologia no Brasil: a capacidade de produção e o alto custo da energia elétrica. 

Por isso, novas tecnologias para estações de recarga estão sendo construídas, como a que usa painéis fotovoltaicos para gerar energia solar. Por isso, na prática, você pode investir nesse tipo de energia renovável para manter a sua casa e ainda recarregar seu carro elétrico com o excedente. Afinal, alguns benefícios notáveis da prática são:

Economia

Além de serem muito mais eficientes em termos de desempenho, o custo do KM rodado de um veículo elétrico chega a ser 6 vezes mais baixo que um carro a combustão. Sendo assim, outro ponto é que ao investir na geração de energia solar, você irá cortar os gastos com os custos de energia elétrica (podendo chegar a 95%).

Sem taxas extras

Ao investir em energia solar, você deixa de depender das bandeiras tarifárias que aumentam a cada ano.

Estratégia de Marketing

Investir em uma estação de recarga pode aumentar o reconhecimento da sua marca. Sendo assim, ser vista como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente é primordial para se manter competitivo no mercado.

Além disso, se você tem um comércio local, ao instalar uma estação de recarga, você pode esperar um número maior de pessoas que frequentam o estabelecimento.  

E se você deseja usufruir desses benefícios que uma estação de recarga oferece, solicite um orçamento gratuito.

Veja também

Transformação digital no campo: Como as novas tecnologias têm ajudado negócios!

A energia solar desempenha um papel importante na transformação digital do campo. Então,... Leia Mais

Conheça algumas tendências do mercado de energia solar

Novas tendências do mercado de energia solar estão em estudo. Então, saiba mais sobre... Leia Mais

Conheça as diferenças entre as principais fontes de energia renovável, vantagens e características

A energia solar é uma das principais fontes de energia renovável do planeta. Com certeza você... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.