Energia Solar segue em crescimento e se torna a terceira maior fonte de geração da matriz energética brasileira



Publicado em 1 de agosto de 2022

Um dos fatores predominantes para esse crescimento é o aumento da procura dos consumidores e de empresas por energia econômica e sustentável, além do aumento de fornecedores qualificados para essa distribuição de sistemas fotovoltaicos. Então, saiba mais!  

Segundo dados divulgados no começo de Julho pela empresa Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) a geração de energia solar acaba de se tornar a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira com (8,1%). Dessa forma, ficando atrás somente das energia Hídrica (53,9%)  e Eólica (10,8%). Então, confira o gráfico abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(fonte Absolar)

Com isso, a energia solar passa a frente das termelétricas a gás natural e biomassa. Porém, apesar da diferença para as fontes de gás natural e biomassa serem relativamente pequenas, ainda é motivo de muita expectativa e otimismo para o setor. Afinal, este tem visto contínuo crescimento nos últimos 10 anos, chegando à soma de 16,4 gigawatts, conforme gráfico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como o gráfico apresenta desde o ano de 2015, o crescimento das instalações de energia solar aumentou consideravelmente ano após ano. 

Principais fatores para esse crescimento 

Um dos principais fatores para esse crescimento foi o avanço das instalações de energia solar em residências, comércios e propriedades rurais. Sendo assim, esses, ao todo, são responsáveis por 70% da energia solar produzida no país. 

 

 

 

 

 

Outro ponto importante, foi o aumento expressivo de linhas de financiamento do país, para quem deseja gerar sua própria energia. Atualmente, formam mais de 100 linhas de financiamento disponíveis para o consumidor. Dessa forma, tem o intuito de incentivar a instalação deste sistema de energia. Inclusive, é disponibilizado ao consumidor, trocar a sua conta de luz, pelo valor da parcela do financiamento.

E o crescimento não para por aí…

Além disso, a expectativa de avanço para o setor ainda esse ano é alta. Afinal, graças ao Marco Legal da Lei nº 14.300 publicado em 07 de janeiro de 2022, que visa a regulamentação da microgeração e da mineração, oferecendo mais segurança jurídica para quem deseja entrar no mercado de energia solar, entre outras vantagens imperdíveis para quem aderir a esse sistema ainda no ano de 2022.

Mudanças para 2023

Outra questão que favorece o crescimento para o ano de 2022, é o fato de que,  para quem já possui o sistema de energia solar ou fizer a homologação com potência de até 500 kW, em até 12 meses após a publicação da lei, ou seja, 06 de janeiro de 2023, irão se enquadrar nas atuais regras até 2045. 

Ou seja, significa que não haverá mudança em seu sistema de créditos, nem o pagamento de tarifas (além daquelas já existentes, conforme tributação do seu Estado). Porém, quem aderir ao sistema após esse prazo, seguira tabela de tarifas abaixo: 

Tabela de custos para quem aderir ao sistema de energia solar a partir de 2023, para consumidores de até 500 kW: 

  • 2023…………………………………………………………4,1%; 
  • 2024………………………………………………………..8,1%; 
  • 2025………………………………………………………..12,2%; 
  • 2026………………………………………………………..16,2%; 
  • 2027……………………………………………………….20,3%; 
  • 2028………………………………………………………24,3%; 
  • 2029 e 2030………………………………………..27%. 

Sendo assim, para consumidores que instalarem o sistema após 18 meses, as regras valerão até o ano de 2029, pois estão previstas mudanças para a categoria e atualizações para todo o sistema em 2031.

Há, e se você deseja saber mais sobre as novas regras e ficar por dentro de todas as mudanças, temos uma dica imperdível, o nosso:  Guia: ANEEL e a Energia Solar em 2022. Com ele, você verá as principais resoluções, normativas, regras e possibilidades para quem deseja instalar um sistema de geração de energia fotovoltaica em residências ou empresas.

 Baixe grátis

Veja também

Saiba qual o momento ideal para migrar para o sistema fotovoltaico para indústrias

O sistema fotovoltaico para indústrias é uma alternativa muito positiva para diversos... Leia Mais

Cálculo de Energia Solar: Como avaliar seu consumo atual e o retorno sobre investimento

Saiba mais sobre o Cálculo de Energia Solar e entenda como esse sistema pode favorecer as suas... Leia Mais

Guia: ANEEL e a Energia Solar em 2022

Quer saber mais sobre a ANEEL e suas normas para a Energia Solar em 2022? Então continue a leitura... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.