Telha fotovoltaica: Porque traz um potencial de geração e economia de energia?



Publicado em 23 de junho de 2022

A telha fotovoltaica conta com um painel de energia fotovoltaica embutido, resultando em um projeto mais minimalista e sofisticado. Entenda como funciona e suas aplicações!

A instalação de painéis de energia solar se tornou uma grande tendência nos últimos anos, sobretudo devido ao seu potencial de gerar maior eficiência energética. Com o tempo, têm surgido modelos mais sofisticados que garantem resultados estéticos e práticos mais interessantes, como é o caso da telha fotovoltaica.

Neste artigo, você vai entender melhor o que são e que vantagens as telhas fotovoltaicas podem trazer para o projeto de geração de energia solar.

O que é a telha fotovoltaica?

A telha fotovoltaica ou telha solar é um dispositivo que agrega duas funções: serve como cobertura para o imóvel ao mesmo tempo que gera energia elétrica por meio de células fotovoltaicas acopladas em seu corpo.

São diferentes das placas solares, que ficam acima do telhado como uma estrutura à parte. Por esse motivo, as telhas acabam sendo mais minimalistas, uma vez que agregam duas peças em apenas um item.

O funcionamento dessas telhas é muito similar ao painel solar. Elas convertem a radiação solar em corrente contínua. Daí, são conectadas ao inversor solar, que transforma a corrente contínua em corrente alternada, de onde sai a energia elétrica que será consumida no imóvel.

Quais são seus principais benefícios e vantagens

As telhas fotovoltaicas trazem muitas vantagens para o projeto. Veja só!

Estética mais atraente

A principal diferença dos painéis solares para a telha fotovoltaica é a estética. Como as células ficam embutidas no telhado, o aspecto fica bem minimalista, sem a impressão de que existe uma estrutura à parte e adaptada ao projeto original.

Ainda em relação à aparência, a instalação de painéis fotovoltaicos à parte pode resultar em cores destoantes com o restante do projeto da casa. Mas quando as telhas são fotovoltaicas, o aspecto fica muito mais agradável. E existem diversas opções de modelos.

Eficiência energética

Apesar de serem esteticamente mais vantajosas e com uma instalação mais facilitada, o consumidor não perde nada significativo com as telhas fotovoltaicas quando o assunto é eficiência energética. Ao passo que os painéis solares podem ter uma eficiência energética de 16% a 22%, as telhas solares ficam entre 10% a 20%.

Redução de custos

As telhas fotovoltaicas, como parte de um sistema de geração de energia solar, podem trazer uma economia de energia muito relevante na conta de luz. Além disso, trata-se de uma energia limpa, renovável e que contribui para combater as mudanças climáticas.

Vale ressaltar que diversos modelos estão sendo desenvolvidos. Assim, é preciso buscar uma solução estética e financeiramente interessante.

Instalação facilitada

A instalação das telhas fotovoltaicas é bem simples uma vez que haverá apenas um trabalho, ou seja, não será necessário colocar as telhas e depois instalar os painéis por cima, nem mesmo será necessário colocar uma estrutura para adaptar um dispositivo a outro.

Resistência

As telhas fotovoltaicas são construídas com materiais mais resistentes do que os modelos convencionais. Pela tecnologia que embarcam, precisam ser mais duráveis e com isso são mais resistentes a granizo ou pisamento, por exemplo.

Tamanho diferenciado

As telhas fotovoltaicas são maiores do que as telhas convencionais. Por isso, serão necessárias menos unidades para completar a área do telhado. Com isso, a instalação fica mais fácil e o investimento também.

No Brasil, por enquanto, a única que está autorizada para uso é a da Eternit, que mede 365 x 475. Assim, 7,5 telhas são suficientes para cobrir cada metro quadrado, enquanto 13 das convencionais seriam usadas no mesmo espaço.

É sempre importante discutir com a empresa especializada na instalação da estrutura de geração de energia solar sobre quais modelos são melhores para o projeto e o que trará o melhor custo-benefício. Por serem recentes no mercado brasileiro, podem apresentar um custo mais elevado se comparado aos painéis solares. Por isso, a necessidade de um bom planejamento.

A Fator Solar é especializada na instalação de sistemas fotovoltaicos. Solicite um orçamento gratuito!

Veja também

Você sabe o que é o cálculo HSP?

Conhecer o cálculo HSP guiará o planejamento e também a escolha do sistema fotovoltaico Você... Leia Mais

O que é corrente contínua e alternada e sua relação com a Energia Solar

Entenda a diferença entre corrente contínua e alternada e como funciona o sistema... Leia Mais

Como um simulador de energia solar pode auxiliar no processo de aquisição desse sistema?

Conheça a Calculadora de Economia da Fator Solar, simulador de energia solar, e saiba qual... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.