Cálculo de Energia Solar: Como avaliar seu consumo atual e o retorno sobre investimento



Publicado em 13 de julho de 2022

Saiba mais sobre o Cálculo de Energia Solar e entenda como esse sistema pode favorecer as suas economias!

A energia solar é uma energia limpa e que colabora com a sustentabilidade do planeta, entretanto os seus benefícios podem ser financeiros também. Por isso, é muito importante saber como avaliar o consumo atual e o retorno sobre o investimento que deverá ser realizado. Sendo assim, entenda como realizar o cálculo de energia solar de maneira simples e prática.

Cálculo de energia solar

Muitas pessoas visam a economia financeira ao instalar um sistema de energia solar e essa é uma estratégia acertada. Entretanto, para entender qual será o retorno financeiro e quando ele começará a acontecer é necessário compreender alguns fatores, como:

Local onde está instalado o sistema

O espaço e a orientação geográfica destinados às instalações dos painéis solares podem definir a quantidade máxima de energia que poderá ser gerada no local. Portanto, contar com uma avaliação técnica de confiança é fundamental para compreender a potencialidade da geração. Esses itens entram como “variáveis técnicas” no cálculo de energia solar.

Potência e a tensão

Esses dois fatores, geralmente, classificam os consumidores nas operadoras de energia e definem os valores das tarifas que serão cobradas. Portanto, saber sobre esses dois dados pode ser fundamental para saber se o retorno será mais rápido ou não. Quanto mais elevada a tarifa, mais rápido será o seu retorno financeiro com a geração de energia solar.

Número de horas de utilização e o consumo médio

Saber qual é a sua necessidade média de consumo é o principal fator na hora de fazer o cálculo de energia solar. Afinal, o tempo de utilização de energia e o consumo resultam diretamente no valor final da conta de luz. Para obter essa informação com precisão, confira os dados nas suas últimas contas de energia.

Com essas informações de fácil acesso, o passo seguinte é calcular o número de placas solares necessárias, para definir o custo da instalação. Como já dissemos, uma avaliação técnica poderá confirmar esse dado e se há disponibilidade de espaço para a instalação correta das placas solares. 

Entretanto, o cálculo básico para essa definição deverá levar em conta o consumo médio diário e a quantidade de energia gerada em cada painel. Considere o tempo médio de irradiação solar no local, para isso. Divida o consumo médio pela quantidade de energia gerada em um painel e obtenha a média necessária de painéis para suprir a sua demanda.

Retorno sobre o investimento

Outro cálculo necessário de realizar sobre o tema é o retorno sobre o investimento. Para isso, além das variáveis citadas acima, considere a variável da alta da energia. Esse dado é referente à inflação energética e pode indicar os valores futuros das contas de energia. Assim, você consegue imaginar o custo futuro de energia e ter uma base sobre como esse investimento será rentável a longo prazo.

Mas é importante lembrar que, após a instalação de um sistema de energia solar, esse dado não influencia mais a sua conta de luz. O que significa um grande alívio para muitos consumidores.

Em resumo, o retorno sobre o investimento deve levar em consideração as variáveis técnicas, a variável energética, o consumo médio e o valor total do investimento. É importante mencionar que as placas solares possuem uma durabilidade de, no mínimo, 25 anos e que os custos com manutenção são muito baixos.

Dimensões para analisar em investimentos

Sendo assim, em qualquer investimento financeiro faz-se necessário analisar três dimensões: ROI (pay-back), TIR (taxa interna de retorno) e VPL (valor presente líquido). Em microeconomia, são conceitos bem difundidos e aceitos pela maior parte das empresas um pouco mais organizadas. 

Nas propostas da Fator Solar também estão presentes estes três indicadores para que o cliente possa tomar sua decisão com todos os elementos disponíveis.

Cálculo com a Fator Solar

Portanto, se você tem interesse em realizar esse cálculo e tiver mais precisão nas informações, clique aqui e utilize a calculadora de economia. Basta colocar as informações solicitadas que ela realiza uma simulação completa para você.

E se você está interessado em produzir esse tipo de energia e gerar economia para a sua casa ou negócio, solicite um orçamento gratuito.

Veja também

Energia Solar segue em crescimento e se torna a terceira maior fonte de geração da matriz energética brasileira

Um dos fatores predominantes para esse crescimento é o aumento da procura dos consumidores e de... Leia Mais

Saiba qual o momento ideal para migrar para o sistema fotovoltaico para indústrias

O sistema fotovoltaico para indústrias é uma alternativa muito positiva para diversos... Leia Mais

Guia: ANEEL e a Energia Solar em 2022

Quer saber mais sobre a ANEEL e suas normas para a Energia Solar em 2022? Então continue a leitura... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.