Como funciona o inversor de energia solar e porque investir em um uma estrutura de geração?



Publicado em 20 de abril de 2022

Já ouviu falar no inversor de energia solar? Então, entenda como funciona esse componente tão importante do sistema de geração de energia fotovoltaica.

Um dos principais objetivos ao implementar um projeto de energia solar é economizar o que o sistema proporciona. Dessa forma, por meio de painéis fotovoltaicos, o sistema pode captar energia de uma fonte sustentável e com isso muito positivamente para o meio ambiente. Mas é importante que quem busca esse tipo de Tecnologia conheça os componentes e suas funcionalidades, especialmente no que diz respeito ao inversor solar.

Você sabe o que é e como funciona esse componente? Neste artigo, vamos responder essa pergunta, mostrar detalhes dos diferentes tipos, e o motivo de você implementar um sistema de geração de energia.

O que é e como funciona um inversor de energia solar? 

O inversor solar é um componente eletrônico que tem a função de converter a corrente elétrica contínua em uma corrente alternada dentro do sistema fotovoltaico. Para isso, ele funciona como uma ponte de transistores, ligando e desligando o circuito várias vezes por segundo para simular um sinal senoidal.

Além disso, o inversor solar tem a função de garantir maior segurança ao sistema fotovoltaico, realizar o monitoramento e otimizar a energia que é produzida pelo sistema.

Para fazer essa otimização, o componente usa filtros capacitivos e indutivos. Dessa forma, o sinal fica bastante melhorado. Outra importante função desse equipamento é fazer com que a energia seja entregue à rede pública com a mesma frequência e tensão.

Na prática, o equipamento consiste em uma caixa metálica que contém alguns botões. Dentro dela, existem diversos componentes que trabalham na inversão de energia. 

Que tipos de inversores de energia solar existem?

Existem diferentes tipos de inversores que devem ser escolhidos com base na necessidade e características do projeto. Veja só.

Grid Tie

Esse tipo de inversor se refere a um componente conectado à rede. Ele é usado em sistemas que não utilizam baterias em redes residenciais ou industriais. Dessa forma eles desligam rapidamente quando falta energia na rede elétrica. 

Micro inversor

O micro inversor foi pensado para trabalhar em um único módulo fotovoltaico (ou par de módulos). Afinal, ele é capaz de estabilizar a energia em cada componente, de modo que ele consegue funcionar de modo independente em um lugar específico, especialmente em áreas que necessitam de eletricidade contínua.

Inversor off grid

Ao contrário do inversor grid tie. Dessa forma, esse tipo de inversor é desconectado da rede. Assim são independentes e não estão relacionados à distribuição de energia que ocorre na rede pública. Sendo assim, são muito adequados para áreas mais isoladas, como na zona rural, onde a rede pública talvez não seja acessível, com o uso de baterias.

Por que investir em estruturas de geração de energia?

A geração de energia solar é um investimento muito rentável. Sendo assim, caso a instalação seja feita conforme as normas, com equipamentos de qualidade e com uma empresa especializada e certificada, o potencial de economia de energia pode chegar a 95% na conta de luz.

O inversor de energia solar é um componente de baixo custo de manutenção, conta com uma instalação bastante rápida e demanda um investimento muito menor, especialmente se comparado a outros tipos de tecnologia.

Quer entrar nessa nova tendência de consumo de energia de baixo custo e sustentável? Então, solicite um orçamento gratuito e entenda como seu projeto pode se tornar uma realidade!

Veja também

Aprenda como escolher o fornecedor de serviços de instalação de energia solar!

Está em busca de um fornecedor de serviços de energia solar qualificado? Então, confira nossa... Leia Mais

Energia Solar no campo: quais as vantagens para sua produção, criação e negócio rural

O que acha de implementar um sistema de energia solar no campo, em sua propriedade? Então, entenda... Leia Mais

Por que instalar energia solar pode ser seguro e eficiente com o apoio da Fator Solar!

Precisa de uma empresa especializada para instalar energia solar na sua residência ou empresa?... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.