Energia solar fotovoltaica: conheça algumas certificações ligadas às energias sustentáveis



Publicado em 26 de julho de 2021

Por ser uma fonte de energia inesgotável e sustentável, a energia solar fotovoltaica é considerada uma das melhores alternativas para a expansão da matriz energética brasileira.

De fato, somos um país com enorme potencial para a produção de energia fotovoltaica, que tem como grande benefício o seu baixo impacto ambiental e sobretudo sua contribuição para a redução de emissões de CO2 na atmosfera.

A legislação brasileira permite hoje que a geração de energia elétrica fotovoltaica seja realizada a partir de usinas descentralizadas de todas as dimensões. Isso contribui para uma economia importante ao nível das redes públicas de distribuição e também para os próprios produtores, que passam a gozar de um sistema próprio, com vida útil de no mínimo 25 anos.

Empreendimentos que adotem a produção de energia solar fotovoltaica também podem aproveitar um outro benefício importante: as certificações sustentáveis. Esses certificados agregam mais valor para construções imobiliárias, indústrias e empresas de qualquer setor, trazendo destaque para a marca.

Confira, a seguir, algumas das certificações disponíveis para empreendimentos e estabelecimentos que contribuem para um mundo mais sustentável.

  • Procel Edifica: selo de identificação de edificações com as melhores classificações de eficiência energética
  • Selo e Certificado de Energia Renovável da ABRAGEL: o selo atesta que empresas utilizam energias renováveis efetivamente, já o certificado comprova o uso de 1 MWh de energia renovável certificada.
  • Selo Solar: concedido para empresas e instituições que consumirem um valor mínimo de energia solar anualmente.
  • Selo Energia Sustentável do Instituto Acende Brasil: selo que avalia o desempenho socioambiental de empreendimentos que tenham atividades de geração, transmissão ou distribuição de energia elétrica. 
  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design): sistema internacional de certificação ambiental utilizado em mais de 140 países que incentiva a transformação sustentável de obras, projetos e edificações
  • Processo AQUA – HQE: certificação internacional de construção sustentável aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini.
  • DGNB: certificação criada na Alemanha que visa criar um padrão de qualidade único no desenvolvimento de construções sustentáveis.
  • BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method): sistema de avaliação do desempenho ambiental de empreendimentos imobiliários, sendo o consumo de energia um dos fatores analisados.
  • Selo Casa Azul: selo de classificação de projetos habitacionais financiados pela Caixa que promove o uso racional de recursos naturais, a eficiência energética e a qualidade do empreendimento. Oferece taxas de juros diferenciadas para edifícios certificados.
  • Qualiverde: selo da Prefeitura do Rio de Janeiro que oferece benefícios fiscais para empreendimentos que contemplem ações e práticas destinadas a reduzir os impactos ambientais.

Cada certificação tem seus próprios pontos de análise. Pesquise bem os requisitos de cada uma, levando em consideração a reputação da certificação e os setores que ela engloba.

Quer começar a produzir energia solar fotovoltaica? A Fator Solar te ajuda! Entre em contato conosco e peça seu orçamento gratuito.

Veja também

Eficiência energética: veja dicas para trazer o consumo eficiente para a sua casa ou empresa

A eficiência energética é a utilização racional e eficiente da energia, com o objetivo de... Leia Mais

3 motivos para investir em energia solar fotovoltaica para o seu negócio

Toda empresa, indústria, comércio ou estabelecimento precisa de energia elétrica. Porém, é... Leia Mais

Grandes empresas que investem em energia solar fotovoltaica

O desenvolvimento tecnológico das energias renováveis, a preocupação com o meio ambiente e os... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.