Qual a diferença entre Kit de Energia Solar e uma Instalação Profissional para residências e empresas



Publicado em 18 de abril de 2022

Será que vale a pena comprar um kit de energia solar e, por conta própria, fazer a instalação? Entenda o que uma instalação profissional pode fazer por você!

Segundo um levantamento da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a geração de energia solar no Brasil cresce em média 230% ao ano. Conforme divulgado pela Aneel, o Brasil superou os 180 gigawatts de potência em 2021, mostrando que o país tem avançado de forma significativa na geração de energia sustentável. Não é para menos que as buscas pelo kit de energia solar têm aumentado.

No entanto, será que esses equipamentos são mais vantajosos do que investir em uma instalação profissional? Nesse artigo, vamos apresentar as diferenças entre os dois modelos de aquisição, seja para uma empresa, seja para residências. 

O que é um kit de energia solar?

O kit de energia solar é um conjunto de painéis solares, juntamente com outros equipamentos que permitem a montagem de um sistema que gera e distribui energia elétrica para uma infraestrutura. 

Existem diferentes tipos de kits. Assim, os equipamentos que vão formá-lo dependem bastante do tipo de aplicação desejada. Por exemplo, existem kits específicos para residências, mas também alguns modelos que são mais direcionados a sistemas de irrigação e aparelhos elétricos que demandam um alto consumo, como um ar-condicionado, e que necessitam de mais eficiência energética.

No geral, o kit para energia solar vai ser composto de placas solares (também chamados de painéis fotovoltaicos), um inversor solar (grid-tie), conectores, estrutura para fixação nos telhados — ou em algum outro tipo de superfície — e um cabeamento específico para uma corrente contínua.

Qual a diferença de um kit de energia solar para uma instalação profissional?

O kit de energia solar pode ser comprado por conta própria em lojas do setor. Mas também pode ser adquirido por uma equipe especializada, que fará a instalação profissional. Qual a diferença desses dois tipos de aquisição? 

Para realizar a instalação do kit de energia solar, é fundamental que você conte com uma equipe especializada para fazer não somente a instalação, mas também a aquisição do equipamento. E existem muitas vantagens nessa contratação.

Uma equipe especializada não somente fará a aquisição dos painéis. Na verdade, ela poderá analisar quais são os modelos mais adequados às suas necessidades. Também dará entrada no pedido de homologação do sistema junto à fornecedora de energia. Além disso, a empresa faz a instalação de modo correto e monitora o funcionamento do equipamento.

Necessidades da instalação profissional

A instalação feita pela empresa especializada leva em conta um projeto de engenharia a fim de que se evitem erros técnicos que poderiam gerar riscos ao funcionamento e ao desempenho dos equipamentos. Por exemplo, eles podem avaliar de forma bem criteriosa, com base no espaço disponível, qual a angulação correta para instalar os painéis fotovoltaicos, entre outros aspectos que somente profissionais qualificados dominam.

É importante destacar também que a instalação feita pela empresa conta com uma garantia bastante generosa. Afinal de contas, a instalação vai ser feita com base em normas técnicas bem seguras. Dessa forma, você contará com o suporte técnico durante, pelo menos, 24 meses. 

Fica claro que fazer uma instalação de painéis solares por meio de uma empresa especializada traz muito mais vantagens do que simplesmente comprar um kit de energia solar e tentar fazer uma instalação sem acompanhamento profissional.

Gostou da ideia? Então, solicite um orçamento e veja como é fácil consumir energia sustentável e barata em sua residência ou empresa!

Veja também

Você sabe o que é o cálculo HSP?

Conhecer o cálculo HSP guiará o planejamento e também a escolha do sistema fotovoltaico Você... Leia Mais

O que é corrente contínua e alternada e sua relação com a Energia Solar

Entenda a diferença entre corrente contínua e alternada e como funciona o sistema... Leia Mais

Como um simulador de energia solar pode auxiliar no processo de aquisição desse sistema?

Conheça a Calculadora de Economia da Fator Solar, simulador de energia solar, e saiba qual... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.