O que é corrente contínua e alternada e sua relação com a Energia Solar



Publicado em 26 de outubro de 2022

Entenda a diferença entre corrente contínua e alternada e como funciona o sistema fotovoltaico.

O sistema fotovoltaico é capaz de captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica para ser utilizada em residências, empresas, clubes, estacionamentos e diversos outros locais. É uma energia limpa, uma vez que vem de uma fonte renovável

Entretanto, para que a luz solar possa ser usada existe um processo de geração de energia. A seguir, vamos entender o que é corrente elétrica, a diferença entre a contínua e a alternada e como estes dois tipos de correntes são relacionadas com a energia fotovoltaica. Então, continue conosco!

Corrente elétrica: o que é?

A corrente elétrica é um movimento de partículas que estão eletricamente carregadas. Para produzi-la é preciso unir três elementos: íons ou elétrons, um condutor e haver uma diferença de potencial. A corrente pode ser contínua (CC) ou alternada (AC), como veremos a seguir.

Corrente contínua (CC)

O termo corrente contínua (CC) também pode ser abreviado pelas letras DC (do inglês direct current). Neste caso, os elétrons se movimentam sempre em uma mesma direção.

A corrente contínua será sempre positiva ou negativa. Por isso, ela pode se movimentar de forma convencional, ou seja, do pólo positivo para o negativo ou no sentido da corrente de elétrons, do pólo negativo para o positivo.

A grande maioria dos eletrônicos e eletrodomésticos, alimentados por baterias e pilhas, funcionam em corrente contínua. 

Corrente alternada (AC)

Na corrente alternada existe uma mudança no fluxo de elétrons. Além da abreviatura CA, ela também pode ser conhecida como AC (do inglês alternating current).

Neste tipo de corrente, os elétrons mudam de direção muito rapidamente. Em apenas um segundo, por exemplo, pode haver, conforme os padrões brasileiros, 60 inversões (ou, como chamamos tecnicamente, 60Hz).

Com o uso de transformadores, a corrente alternada consegue chegar a longas distâncias, além de sofrer menos perdas se comparada à contínua. As residências geralmente funcionam neste tipo de energia já que a sua transmissão é mais eficiente. 

Contínua ou alternada: qual é utilizada pelo sistema fotovoltaico?

O sistema fotovoltaico é formado, entre outros componentes, pelo pelo inversor interativo – conhecido como apenas inversor solar.

Quando a luz solar incide sobre o painel solar ela é imediatamente convertida para energia elétrica em corrente contínua. Sendo assim, o inversor é responsável por transformar esta corrente em alternada. Dessa maneira, por ser um equipamento importante para que a mudança entre correntes ocorra da forma que se espera, o aparelho precisa ser de qualidade.

Além dos módulos fotovoltaicos e do inversor interativo, outro componente presente no sistema fotovoltaico é o medidor bidirecional. Afinal, ele é responsável por medir a energia injetada na rede pública nos momentos em que não houver consumo instantâneo no local da geração.

Solicite um orçamento com a Fator Solar

A Fator Solar é uma empresa especializada em energia solar, estando classificada na zona de excelência do indicador NPS de satisfação dos clientes. Dessa forma, conta com um time formado exclusivamente por engenheiros que irão assessorar você no caminho da melhor alternativa de investimento, prestando uma consultoria completa e transparente. 

Então, se você quer economizar energia com o melhor sistema fotovoltaico do mercado, faça um orçamento totalmente gratuito com a equipe da Fator Solar!

Veja também

Você sabe o que é o cálculo HSP?

Conhecer o cálculo HSP guiará o planejamento e também a escolha do sistema fotovoltaico Você... Leia Mais

Como um simulador de energia solar pode auxiliar no processo de aquisição desse sistema?

Conheça a Calculadora de Economia da Fator Solar, simulador de energia solar, e saiba qual... Leia Mais

Transformação digital no campo: Como as novas tecnologias têm ajudado negócios!

A energia solar desempenha um papel importante na transformação digital do campo. Então,... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.