Aprenda algumas dicas para economizar energia em seu negócio!



Publicado em 24 de agosto de 2022

Você sabe economizar energia em sua empresa? Então, veja algumas medidas práticas e sustentáveis para ajudar.

Todo empreendedor busca desenvolver seu negócio com eficiência e qualidade. A redução de custos pode ser a chave para tornar a empresa mais competitiva e reconhecida no mercado. Por isso, a preocupação com o valor da conta de energia torna-se uma preocupação para a maioria dos gestores.

Então, nesse artigo apresentaremos alguns hábitos e medidas que visam contribuir para a redução do consumo de energia.

Como economizar energia elétrica no ambiente de trabalho

A adoção de medidas simples e práticas podem ser o ponto de partida para reduzir o consumo de energia na empresa, até que possam ser feitas melhorias significativas na infraestrutura, visando a eficiência energética.

Veja como economizar energia com 5 dicas:

Adapte o ambiente

Inicialmente, faça uma revisão na parte elétrica, a fim de evitar sobrecarga nos aparelhos e equipamentos.

Algumas mudanças no espaço de trabalho podem contribuir na diminuição do consumo de energia. Aliás, um dos primeiros pontos a considerar é pintar o ambiente com cores claras, que refletem e espalham a luz. Analise a disposição das lâmpadas, que devem ser bem distribuídas no espaço. 

Elimine paredes e divisórias desnecessárias, que podem dificultar a passagem de luz natural. Além disso, também posicione as mesas próximas aos pontos com melhor iluminação.

Cuidado com aparelhos e equipamentos

Use com moderação aparelhos que demandam maior consumo de energia, como o ar condicionado. Invista em equipamentos de boa eficiência e baixo consumo de energia. Uma das formas de avaliar esses itens é pelo Selo Procel – os que possuem classificação “A” indicam maior eficiência. 

Fique de olho em aparelhos que possuem o sistema stand by (como impressoras, micro-ondas, computadores). Deixá-los nesse modo de espera pode impactar em cerca de 20% no consumo final.

Invista em lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED apresentam o menor consumo de energia em comparação com suas concorrentes. Prefira o modelo dimerizável, onde é possível regular a intensidade do brilho de acordo com o tipo de atividade realizada naquele espaço.

Além da troca, invista em sensores de presença, que aciona ou desliga a lâmpada ao detectar os movimentos no ambiente.

Faça um Check Up periodicamente

Quando uma máquina opera com falhas no seu sistema, isso pode contribuir para o aumento no consumo de energia. Realizar a manutenção preventiva ou trocar equipamentos obsoletos trazem benefícios no curto e longo prazo não apenas no custo com energia elétrica, mas evita imprevistos que podem parar uma linha de produção inteira.

Conscientize os colaboradores

Todo esse esforço só será válido se todos aderirem à causa. Sendo assim, explique a importância da economia de energia e o consumo sustentável. Por isso, use cartazes informativos, promova campanhas internas, gratifique os setores que mais economizarem energia e realize reuniões periódicas para falar sobre o assunto.

Como investir em energia solar pode ajudar a economizar energia

Se sua empresa já aplica diversas dessas dicas, mas ainda precisa reduzir os custos com energia elétrica e ainda gostaria de adotar práticas mais sustentáveis, saiba que o investimento em energia solar é uma das melhores alternativas do mercado.

Por ser um tipo de energia renovável, você se torna autossuficiente e independente das distribuidoras de energia. Sendo assim, pode parecer um investimento alto de início, mas o retorno é satisfatório e vem no médio e longo prazo, trazendo até 95% de economia. 

Se você deseja entender como a energia solar pode ser um diferencial competitivo para seu negócio, trazendo redução de custos para sua operação, entre em contato conosco e peça um orçamento gratuito.

Veja também

Transformação digital no campo: Como as novas tecnologias têm ajudado negócios!

A energia solar desempenha um papel importante na transformação digital do campo. Então,... Leia Mais

Conheça algumas tendências do mercado de energia solar

Novas tendências do mercado de energia solar estão em estudo. Então, saiba mais sobre... Leia Mais

Conheça as diferenças entre as principais fontes de energia renovável, vantagens e características

A energia solar é uma das principais fontes de energia renovável do planeta. Com certeza você... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.