Saiba qual o momento ideal para migrar para o sistema fotovoltaico para indústrias



Publicado em 27 de julho de 2022

O sistema fotovoltaico para indústrias é uma alternativa muito positiva para diversos empreendimentos. Portanto, conheça as vantagens desse tipo de energia para o processo industrial!

A energia solar está ganhando cada vez mais força no Brasil. Estima-se que em 2022, o crescimento desse setor seja de mais de 90%. E essa ampliação do setor acontece não só pela expansão das fazendas de geração de energia e das residências com geração própria, mas  também pelas indústrias que têm migrado para o sistema fotovoltaico. Além disso, com a lei 14.300, o momento de investir é ainda em 2022, para manter-se os direitos atuais até 2045.

 Portanto, saiba mais sobre o sistema fotovoltaico para indústrias e entenda sobre o assunto.

Sistema fotovoltaico para indústrias

 

Grande parte das indústrias necessitam de uma enorme quantidade de energia para manter a sua produção ativa. Por isso, o fornecimento de energia é um dos critérios de instalação de indústrias em cidades brasileiras, além de ser muito bem planejado para que o negócio comece a funcionar.

Mas, além desse planejamento previamente realizado, a utilização da energia é constantemente lembrada no cotidiano de uma empresa. Afinal, os maquinários, sistemas de ventilação e iluminação dependem diretamente desse fator.

Essa dependência, por outro lado, gera custos à produção. E esse fator é um dos principais motivos das indústrias buscarem fontes alternativas para a geração de energia. Afinal, a energia solar é extremamente econômica, principalmente se comparada às fontes mais tradicionais de energia utilizadas no Brasil.

Sendo assim, podemos entender a energia solar trazendo as seguintes vantagens para as indústrias:

Redução de custo

O processo industrial precisa de investimentos financeiros em diversas áreas como: tecnologia, matéria prima, equipe e, independente do segmento, energia. Geralmente, os maiores custos na produção estão relacionados à energia. Por isso, investir em um sistema de energia que seja consideravelmente econômico é uma ótima opção para o setor industrial. Assim, os custos de produção são reduzidos e o lucro pode aumentar.

Ainda é importante esclarecer dois pontos: o primeiro é que os custos de instalação dos painéis utilizados no sistema de energia solar são comprovadamente recuperados ao longo do tempo. Já o segundo é que as empresas que instalam esse tipo de energia pagam as distribuidoras de energia apenas a tarifa de serviço. 

Os reajustes tarifários das distribuidoras de energia não influenciam mais as contas de luz. Essa independência é extremamente vantajosa e oferece às indústrias, além de economia, segurança quanto aos gastos obrigatórios do negócio. Somente em 2021, a Copel anunciou que a sua revisão tarifária periódica seria de 9,89%.

Redução do impacto ambiental

Atualmente, há uma preocupação global de melhorar a preservação do meio ambiente e reduzir os impactos gerados pela ação humana no planeta. Por isso, muitas empresas têm adotado práticas mais respeitosas com o meio ambiente. Esse tipo de ação faz parte das práticas ESG (Environmental, Social and Governamental) e, sem dúvida, uma das ações que mais têm se destacado nesse sentido é a migração para o sistema fotovoltaico de energia. 

A energia solar, como é mais conhecida, é considerada uma energia limpa. Ela não colabora com a emissão de gases do efeito estufa, não agride o meio ambiente, além de ser renovável. Esse tipo de energia utiliza a luminosidade do sol para ser gerada, podendo ser instalada no chão ou no telhado de construções, conforme a disponibilidade do espaço. Essa versatilidade na instalação é extremamente positiva para o setor industrial.

Sendo assim, as indústrias que necessitam de economia financeira e estão alinhadas às práticas ESG estão no momento de migrar a sua fonte de energia para o sistema fotovoltaico. Portanto, se você identifica esse tipo de necessidade na sua indústria, solicite um orçamento gratuito.

Veja também

Energia Solar segue em crescimento e se torna a terceira maior fonte de geração da matriz energética brasileira

Um dos fatores predominantes para esse crescimento é o aumento da procura dos consumidores e de... Leia Mais

Cálculo de Energia Solar: Como avaliar seu consumo atual e o retorno sobre investimento

Saiba mais sobre o Cálculo de Energia Solar e entenda como esse sistema pode favorecer as suas... Leia Mais

Guia: ANEEL e a Energia Solar em 2022

Quer saber mais sobre a ANEEL e suas normas para a Energia Solar em 2022? Então continue a leitura... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.