Entenda o que é responsabilidade socioambiental, sua importância e como o setor fotovoltaico se enquadra nesta questão.
A responsabilidade socioambiental é um dever do governo, das organizações públicas, das empresas privadas e de cada cidadão em particular. Afinal, já passou da hora de começarmos a nos preocupar com o futuro que deixaremos para as gerações que vem por aí.
Em um cenário politicamente correto, falar sobre responsabilidade socioambiental virou moda. Entretanto, poucas são as empresas que efetivamente trabalham em prol de um futuro melhor com ações práticas que respeitem o meio ambiente e políticas mais sustentáveis.
A seguir, vamos entender melhor o que é responsabilidade socioambiental, qual a importância de ser uma empresa sustentável e como o setor fotovoltaico se enquadra nesta questão. Vamos lá? Boa leitura!
Qual o significado do termo responsabilidade socioambiental?
Você já parou para pensar que não existe “colocar o lixo fora”? Afinal, o planeta terra é um só e todo o lixo produzido pelos seres humanos precisa de um destino correto aqui dentro.
O mesmo acontece com tantas outras questões relacionadas ao meio ambiente. O uso abusivo e constante de fontes não renováveis, o desperdício de água potável, a poluição… Tudo isso faz com que o planeta se torne um lugar ruim e de baixa qualidade para se viver.
Neste cenário, dizemos que uma empresa tem responsabilidade socioambiental quando ela realiza ações em busca de um melhor desenvolvimento econômico sem deixar de lado a preservação do meio ambiente e a evolução sustentável do planeta.
Por que é preciso ser uma empresa com responsabilidade socioambiental?
Quantas empresas você conhece que estão preocupadas com o meio ambiente e com o futuro do planeta? Você prefere adquirir um produto ou serviço de uma organização com responsabilidade socioambiental ou de alguém que apenas visa o lucro próprio, sem medir as consequências que o seu trabalho traz ao meio ambiente?
Além de ser algo necessário do ponto de vista legal, agir com responsabilidade socioambiental, buscando sempre estratégias novas e sustentáveis, é algo que faz com que a empresa se destaque no ponto de vista dos consumidores.
Outra questão é o exemplo. Ao mesmo tempo em que a empresa trabalha em prol de um desenvolvimento sustentável, ela também está incentivando os clientes da sua marca a fazerem o mesmo no seu dia a dia. Ou seja, é uma reação em cadeia, onde todos são beneficiados.
ESG e a responsabilidade socioambiental
ESG é uma sigla em inglês para as palavras Environmental (meio ambiente), Social (questões sociais) e Governance (questões de governança). Assim, esses critérios são utilizados para avaliar e mensurar diferentes práticas sociais, ambientais e de governança do negócio.
Assim, no que se refere à sustentabilidade, os pilares podem determinar até que ponto a empresa está investindo em estratégias para reduzir os impactos ambientais de suas atividades.
Como o setor fotovoltaico se identifica nesta questão?
O setor fotovoltaico é um dos segmentos com grande responsabilidade socioambiental e você já deve estar imaginando o motivo. A matéria-prima para geração de energia é o sol. Ou seja, uma fonte abundante e renovável que nem de longe afeta o meio ambiente.
A energia renovável e limpa, além de não utilizar recursos não renováveis em sua produção, não emite gases que poluem o meio ambiente, como é o caso dos combustíveis fósseis, grandes emissores de dióxido de carbono, óxido de nitrogênio e outros.
Ao propagar a instalação dos painéis para geração de energia solar, este setor está incentivando os consumidores a pensarem de forma sustentável. E você, já pensou em aderir a este sistema? Aproveite e solicite um orçamento gratuito à nossa equipe!