Como a Energia Solar pode ajudar a atender requisitos dos pilares ESG no seu negócio!



Publicado em 16 de junho de 2022

A energia solar tem um importante papel em empresas que desejam harmonizar seus processos com os pilares ESG. Entenda como funciona essa relação.

Quando falamos em pilares ESG, as recomendações sobre a energia solar sempre estão presentes. Afinal, trata-se de uma fonte de energia sustentável e de baixo custo de implementação e manutenção. Não é à toa que os investimentos no setor de energia solar estão em alta.

Mas qual a relação entre as tendências ESG e a instalação de sistemas fotovoltaicos? Dedicamos este artigo para mostrar como a energia solar tem sido uma ferramenta essencial nas mãos das empresas para garantir a sustentabilidade de suas operações. Continue a leitura e saiba mais!

O que são os pilares ESG?

ESG é uma sigla em inglês para as palavras Environmental (meio ambiente), Social (questões sociais) e Governance (questões de governança). Assim, esses critérios são utilizados para avaliar e mensurar diferentes práticas sociais, ambientais e de governança do negócio.

Assim, no que se refere à sustentabilidade, os pilares podem determinar até que ponto a empresa está investindo em estratégias para reduzir os impactos ambientais de suas atividades. Isso inclui ações que:

  • reduzam, eliminem ou combatem a emissão de gases de efeito estufa (GEE);
  • preservam a biodiversidade;
  • otimizam a gestão de resíduos;
  • combatem o desmatamento.

Mas como investir em energia solar entra nessa lista de estratégias relacionadas à sustentabilidade? Entenda melhor essa relação.

Como a energia solar contribui para um desenvolvimento sustentável?

A geração de energia sustentável tem uma posição privilegiada quando surgem discussões sobre os pilares ESG. Afinal de contas, esse segmento tem um impacto significativo no meio ambiente.

Problemas que incentivam a energia limpa

Diversos problemas têm motivado o amplo acesso a fontes de energia limpa e de baixo custo, como é o caso da energia solar.

Em primeiro lugar, a crise hídrica há anos é um grande desafio para a geração convencional de energia, por meio de hidrelétricas. Baixo nível de chuvas provoca a redução do nível dos rios, diminuindo a capacidade de geração de energia das elétricas. Isso, por sua vez, encarece a energia elétrica que chega ao consumidor final.

Além disso, a construção de hidrelétricas também impacta profundamente o ecossistema local, como perda de fauna e flora terrestre e aquática, assoreamento de rios, remoção de mata ciliar, entre outros.

Existem também problemas sociais, como perdas de plantações e benfeitorias em áreas alagadas, danos ao patrimônio histórico e relocação de populações.

Energia solar fazendo parte dos pilares ESG

Por outro lado, a instalação de painéis solares para a geração de energia tem um impacto mínimo no meio ambiente. Então, lembre-se também que a fonte de energia é gratuita e amplamente disponível — a radiação solar. Com isso, não serão gerados resíduos na água, no solo ou na atmosfera.

Ao contar com um sistema fotovoltaico, a empresa conseguirá economizar na conta de luz, pois terá à sua disposição uma fonte de energia renovável, competitiva, de baixo custo e baixa manutenção,  que não agride a natureza durante o seu funcionamento.

Bom ressaltar que, além das vantagens claras para o meio ambiente, a energia solar também gera impactos positivos em outros aspectos dos pilares ESG. Por exemplo, seu potencial de gerar empregos em uma área em plena ascensão.

Gostou da ideia de tornar sua empresa mais sustentável? A Fator Solar é especializada na instalação de sistemas de energia solar. Solicite um orçamento gratuito!

Veja também

Energia Solar segue em crescimento e se torna a terceira maior fonte de geração da matriz energética brasileira

Um dos fatores predominantes para esse crescimento é o aumento da procura dos consumidores e de... Leia Mais

Saiba qual o momento ideal para migrar para o sistema fotovoltaico para indústrias

O sistema fotovoltaico para indústrias é uma alternativa muito positiva para diversos... Leia Mais

Cálculo de Energia Solar: Como avaliar seu consumo atual e o retorno sobre investimento

Saiba mais sobre o Cálculo de Energia Solar e entenda como esse sistema pode favorecer as suas... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.