Transformação digital no campo: Como as novas tecnologias têm ajudado negócios!



Publicado em 28 de setembro de 2022

A energia solar desempenha um papel importante na transformação digital do campo. Então, conheça mais!

A transformação digital no campo é uma realidade antiga e cada vez mais necessária para o mundo moderno. Afinal, é do agronegócio que vem o sustento de muitas famílias e a comida que é colocada na mesa de toda a população. Além disso, a crescente necessidade por alimentos é o que faz essa mudança tão necessária.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que no próximo dia 15 de novembro, ou seja, daqui a menos de 3 meses, a Terra atingirá o número de 8 bilhões de pessoas. Até 2030, esse montante deve chegar a 8,5 bilhões e continuar subindo.

A seguir, vamos entender como começou a transformação digital no campo e como ela segue acontecendo nos dias atuais. Sendo assim, continue conosco e boa leitura!

Transformação digital no campo: início no século XIX

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a agricultura vem passando por muitas modificações desde o século XIX.

A Revolução Verde, por exemplo, começou na década de 1930 e trouxe com ela a mecanização das atividades realizadas no campo e novas técnicas desenvolvidas para melhoria da agropecuária.

Com o passar dos anos, descobertas e avanços em diferentes áreas, como a da Informática e da Comunicação, trouxeram ainda mais novidades para a agricultura. 

Ferramentas digitais que transformaram a forma de trabalho no campo

Antigamente, fios de luz e de telefone não chegavam à zona rural das cidades. Afinal, internet, então, era um sonho muito distante. Contudo, a transformação digital no campo trouxe estas e outras mudanças tão necessárias para a realização das atividades diárias.

Dessa forma, vamos conhecer algumas ferramentas que transformaram a forma de trabalho no campo:

Drones

Quando se pensa em transformação digital no campo, os drones possuem diferentes aplicações, entre elas:

  • Monitoramento das plantações e também do rebanho;
  • Demarcação das áreas de plantio;
  • Rastreamento de animais;
  • Pulverização.

Aplicativos específicos para serviços agrícolas

Atualmente existem diversos apps que podem ser utilizados pelo homem do campo para acompanhar as mudanças climáticas, aprender a cuidar melhor do rebanho, como e onde vender seus produtos, entre outras ações.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) trouxe mudanças incríveis para o campo. Por meio dela é possível controlar os níveis de umidade do solo e ligar automaticamente o sistema de irrigação; usar a água apenas na quantidade necessária, sem promover o desperdício; melhorar questões de sustentabilidade, entre outros aspectos. 

Energia Solar

A energia solar também desempenha um papel importante na transformação digital do campo. Por meio da instalação dos painéis solares, o agricultor consegue produzir energia a partir de uma fonte renovável. Além de barata, a energia solar no campo é 100% limpa e não agride em nada o meio ambiente. 

Conheça a Fator Solar

Presente no mercado desde 2015, a Fator Solar está em 5 estados brasileiros com uma equipe qualificada de engenheiros que irão apresentar a você a melhor opção em energia solar. Então, solicite agora mesmo um orçamento gratuito!

Veja também

Você sabe o que é o cálculo HSP?

Conhecer o cálculo HSP guiará o planejamento e também a escolha do sistema fotovoltaico Você... Leia Mais

O que é corrente contínua e alternada e sua relação com a Energia Solar

Entenda a diferença entre corrente contínua e alternada e como funciona o sistema... Leia Mais

Como um simulador de energia solar pode auxiliar no processo de aquisição desse sistema?

Conheça a Calculadora de Economia da Fator Solar, simulador de energia solar, e saiba qual... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.