Energia Solar no campo: quais as vantagens para sua produção, criação e negócio rural



Publicado em 24 de maio de 2022

O que acha de implementar um sistema de energia solar no campo, em sua propriedade? Então, entenda melhor as vantagens desse investimento!

A distribuição de energia elétrica na zona rural passa por diversos desafios, como o fato de que essas propriedades no geral se encontram nas pontas das redes, sofrendo com quedas constantes de energia que geram perdas de equipamentos. Nesse cenário, a energia solar no campo surge como uma solução importante.

Neste artigo, você vai entender melhor como a construção de usinas de energia solar podem contribuir para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas que moram nesses locais, bem como a otimização dos meios de produção agropecuária.  

Redução de gastos com energia

A mecanização das operações do campo tornou muitas propriedades dependentes de equipamentos cuja forma de energia principal é a eletricidade. Com isso, os custos operacionais com contas de luz aumentam consideravelmente. Além disso, a energia elétrica convencional sofre reajustes constantes, encarecendo ainda mais os produtos.

Por outro lado, ao instalar energia solar no campo, é possível economizar até 95% na conta de luz. Com isso, em poucos anos, é possível reaver o investimento feito na implementação do sistema fotovoltaico, com um abatimento muito significativo na conta de energia.

Redes de financiamento mais acessíveis

Diversas instituições bancárias oferecem linhas de crédito para a instalação de sistemas de energia solar. Dessa forma, contar com energia sustentável na propriedade rural é muito mais acessível do que era alguns anos atrás.

Obtenção de financiamento da implementação de energia solar inclui passos muito simples, e a maior parte do trabalho ficará por conta do executor dos serviços, ou seja, a empresa que fará a instalação do sistema.

Disponibilidade de energia em áreas com maior dificuldade

Dois dos grandes desafios da Acessibilidade energia elétrica em áreas rurais é o fato de estarem distantes dos grandes centros e com isso estarem na ponta da rede de distribuição. Isso gera quedas frequentes no fornecimento, o que acaba aumentando as chances de defeitos no maquinário.

O sistema de energia solar no campo garante que a propriedade tenha ampla disponibilidade e, com isso, maior estabilidade no fornecimento, evitando a intermitência dos serviços.

Maior tranquilidade com o uso de energia elétrica

Como já tivemos a oportunidade de mencionar as propriedades agrícolas aumentaram consideravelmente o consumo de energia elétrica, afinal diversas atividades dependem de equipamentos para as operações do campo.

A energia solar é uma fonte de energia inesgotável de modo que um produtor rural pode ficar tranquilo e utilizar energia necessária para as operações de sua propriedade.

Todo o sistema fotovoltaico é calculado com base no gasto energético da residência ou da propriedade. Por isso não há necessidade de se preocupar se o sistema irá comportar a demanda elétrica de suas operações pois isso é computado ao longo do projeto.

Fonte de energia limpa e sustentável

A busca por fontes de energia renováveis se tornou uma tendência importante nos últimos anos. E os produtores rurais tem muito para se beneficiar com esse tipo de estratégia. Dessa forma, a empresa rural consegue contribuir para a redução do impacto ambiental.

É sempre bom lembrar que a energia elétrica tradicional vem de fontes não sustentáveis, tanto por meio de hidrelétrica, quanto pelos combustíveis fósseis. Quando a propriedade rural implementa um sistema de energia solar, está sendo muito mais sustentável.

Baixo custo de manutenção

Os sistemas de energia fotovoltaica são bastante resistentes, durando por décadas na propriedade. E sua manutenção não é complexa ou cara. Na verdade, é muito simples e pode ser feita duas ou três vezes por ano.

Essa manutenção envolve a limpeza dos painéis, especialmente em épocas mais secas. Dessa forma, o produtor pode capacitar mão de obra para fazer essas intervenções.

Não há dúvidas das diversas vantagens que a energia solar no campo pode trazer para as propriedades rurais. Sendo assim, é muito mais economia, segurança e, acima de tudo, sustentabilidade.

Quer saber mais sobre como implementar esse sistema na sua propriedade? Então, entre em contato com nossos especialistas e faça um orçamento.

Veja também

Startups de Energia: Como esses negócios têm se destacado no mercado?

O Brasil tem 192 startups de energia, sendo 100 delas com foco em energia solar. A inovação... Leia Mais

EBOOK: Como a Energia Solar pode potencializar Seu Negócio!

O desenvolvimento tecnológico das energias renováveis, a preocupação com o meio ambiente, os... Leia Mais

Como a energia solar pode contribuir para uma casa inteligente?

Entenda o que é a casa inteligente e como, junto com a energia solar, você pode economizar na... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.