Energia sustentável: Como isso pode impactar sua casa e o meio ambiente?



Publicado em 17 de agosto de 2022

A adoção de energia sustentável está ganhando notoriedade no Brasil e no mundo. Então, entenda os benefícios do uso de recursos naturais para geração de energia.

O cuidado com o meio ambiente e a adoção de medidas que ajudam a mitigar ou diminuir os impactos negativos na natureza são temas de destaque em todo o planeta. 

No mercado de energia, o uso de energias sustentáveis – cuja geração de energia é capaz de suprir as necessidades do momento presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras – tem crescido consideravelmente.

Entenda o conceito e os tipos de energia sustentável e os principais impactos da adoção desse tipo de recurso.

Energia Renovável e Sustentável

Energia renovável é toda aquela obtida por meio de recursos naturais inesgotáveis. Porém, se usado acima da quantidade ou velocidade superior à sua capacidade de se restabelecer, ela corre risco de se esgotar.

Quando há um equilíbrio entre a capacidade de produção e o consumo de uma energia renovável, podemos então dizer que ela é sustentável, pois não causa impactos negativos ao meio ambiente.

Sendo assim, os principais tipos de energia sustentável são:

  • solar: a captação de raios solares é feito por meio de painéis fotovoltaicos;
  • eólica: o vento é transformado em energia cinética, acionando as hélices das turbinas, que por sua vez geram eletricidade;
  • hidrelétrica: a mais comum no Brasil, usa a força da água para produção de energia;
  • biomassa: usa matérias orgânicas (como cana-de-açúcar e madeira);
  • geotérmica: energia proveniente de recursos vindos diretamente do interior da Terra;
  • maremotriz: se beneficia do movimento das ondas dos mares e das marés para sua produção.

Com várias opções de energias limpas disponíveis, cabe ao estado promover políticas públicas para disseminar essas informações e, cabe a nós consumidores, buscar o conhecimento e adotar tais modelos sustentáveis em nosso cotidiano.

3 impactos positivos da energia sustentável

Como visto, a energia sustentável tem ganhado destaque em diversos meios, já que possui grandes vantagens a toda a população e, principalmente, ao meio ambiente.

Ajuda na diminuição do aquecimento global

Segundo o Relatório de Avaliação sobre as mudanças climáticas divulgado em 2021, a crise climática mundial precisa de soluções urgentes. De acordo com o estudo, o planeta já aqueceu 1,1º C. Nas áreas terrestres dos continentes, esse aumento foi de 1,6 graus.

Um dos grandes vilões do aquecimento global é a queima de combustíveis fósseis. Sendo assim, a partir desta constatação, diversos acordos, leis e diretrizes têm sido elaboradas para incentivar o uso de energias limpas, como a eólica e a solar.

Contribui para a saúde

Ainda falando dos impactos negativos dos combustíveis fósseis, é preciso falar da qualidade do ar, principalmente de grandes capitais. Por isso, problemas respiratórios são frequentes e comuns na maioria desses cidadãos e não para por aí. Afinal, por conta dos danos na atmosfera, a incidência de raios solares sobre a pele aumenta significativamente, podendo causar lesões, manchas e até mesmo câncer. 

Um estudo científico mostra que a adoção de energias sustentáveis pode ajudar a reduzir em até 80% a emissão de carbono até 2050. Dessa forma, isso impactaria diretamente na saúde de toda a população.

Contribui para diversificar a matriz energética

Atualmente, cerca de 60% da geração de energia no Brasil depende das atividades de hidrelétricas. Sendo assim, essa dependência traz riscos de abastecimento – principalmente em períodos de seca. Isso também traz aumento de custos para quem a consome. 

Com a diversificação das formas de geração de energia, esses riscos e danos diminuiriam consideravelmente.

A energia solar é uma das formas sustentáveis que mais cresce no Brasil. Afinal, a Fator Solar é especialista na instalação de sistemas fotovoltaicos. Solicite um orçamento gratuito.

Veja também

Confira algumas soluções de energia solar para indústrias de grande porte

Indústrias consumiram 7% de toda energia solar distribuída no Brasil no ano de 2022. Então,... Leia Mais

Como está o mercado da eletrificação de veículos considerando as energias renováveis?

Proprietários de veículos elétricos estão instalando Sistema Solar Fotovoltaico em casa para... Leia Mais

Energias alternativas e automação industrial: Entenda mais sobre essa relação!

Entenda porque é preciso investir em energias alternativas e automação industrial para a sua... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.