Novas tendências do mercado de energia solar estão em estudo. Então, saiba mais sobre elas.
Muitas são as tendências do mercado de energia solar para este ano de 2022 e para o novo 2023. Afinal, esta é uma das áreas que vem mostrando grande crescimento nos últimos anos.
De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e divulgado pela Forbes, no início deste ano o Brasil já havia ultrapassado o número de 1 milhão de consumidores que conseguem gerar a própria energia.
Juntos, estes consumidores somam 8,6 gigawatts de potência, equiparando-se a dois terços da potência da Usina de Itaipu, hidrelétrica binacional.
A seguir, vamos conhecer algumas tendências do mercado de energia solar e, quem sabe, ao final deste artigo, você não decida começar a produzir a sua própria energia, não é mesmo? Então, boa leitura!
Bateria de armazenamento produzida em íon-lítio
Apesar de ainda estar em fase de pesquisa, esta tendência promete trazer grandes novidades para o setor de energia solar. Dessa forma, as baterias de armazenamento de energia, feitas em chumbo ácido ou níquel-cádmio, podem começar a ser produzidas em íon-lítio.
Além de uma capacidade de armazenamento maior, a bateria em íon-lítio possui alta durabilidade e um custo menor, tanto é que estão sendo utilizadas na fabricação dos carros elétricos.
Mesas e janelas que captam energia solar
Já imaginou uma mesa que pode ser utilizada para o almoço de domingo no jardim e também como móvel que capta energia solar?
Projetos de mesas e janelas assim já estão em estudo em Londres, na Inglaterra. Dessa forma, elas seriam feitas com células fotovoltaicas para gerar a própria energia e, inclusive, viriam com cabo USB embutido para carregar aparelhos eletrônicos.
Novidades em painéis fotovoltaicos
Os painéis fotovoltaicos também estão em constante evolução. Existem, atualmente, três tipos de painéis em estudo: o dupla face, o esférico e o girassol.
- painel dupla face: captação de energia em ambos os lados, inclusive naquele que não está voltado para o sol. Conseguiriam gerar até 20% a mais de energia solar;
- painel esférico: captação de energia solar em várias dimensões, aumentando entre 15% e 100% a potência;
- painel girassol: este tipo de painel se movimenta na direção do sol, assim como o girassol, aumentando em quase 40% a geração de energia.
Célula solar em carbono transparente
As células solares fazem parte dos painéis. Na Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, pesquisadores estão estudando uma forma de fazê-las em carbono (ao invés de silício) e com 50% de transparência. Isso aumentaria a absorção de luz, entre outras vantagens.
Painel solar feito com sobras de alimentos
Já pensou em um painel solar feito com sobras de alimentos? Esta é mais uma tendência do mercado de energia solar. Ainda em fase de projeto, o AuREUS System Technology (desenvolvido por um estudante das Filipinas) seria capaz de gerar energia em dias nublados através da conversão da radiação UV em luz visível.
Conheça a Fator Solar e solicite um orçamento
O ano de 2022 está chegando ao final e já passou da hora de você gerar uma energia limpa, barata e renovável. Sendo assim, solicite um orçamento gratuito com a equipe da Fator Solar. Então, estamos esperando o seu contato!