Segundo o Canal Solar, com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sete estados brasileiros e o distrito federal já contam com acesso a um sistema de energia solar instalado em todos os seus municípios. Separamos abaixo uma lista desses Estados. Confira:
Região Sul
O estado do Rio Grande do Sul conta com sistemas fotovoltaicos no segmento de Geração Distribuída nas suas 497 cidades. Segundo a ABSOLAR, o Rio Grande do Sul, mesmo sendo uma região afastada da linha do Equador, ocupa o 3ª lugar no ranking dos Estados brasileiros em geração de energia fotovoltaica.
Região Sudeste
Os Estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro dispõem de sistemas de geração distribuída nos seus 78 e 92 municípios respectivamente. Com isso, os dois estados somam mais de 48 mil sistemas instalados nas suas cidades. Se você é de Minas Gerais, temos um alerta: até você ler esta notícia, pode ser que o seu Estado tenha entrado no marco dos 100% dos municípios com acesso à energia solar. Sabe por quê? Faltavam apenas 7 municípios para totalizar os 100%. Segundo a ABSOLAR, O estado de Minas Gerais tem o maior número de instalações de placas solares, sendo assim, é o maior produtor de energia fotovoltaica.
Região Centro-Oeste
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, possuem acesso à energia fotovoltaica nas 141 e 79 cidades, respectivamente, fechando 100% dos seus municípios. Esta região possui um alto índice de insolação, logo sua capacidade de gerar energia fotovoltaica é extremamente alta.
Região Nordeste
Os Estados de Alagoas e Ceará são os que apresentam acesso à energia fotovoltaica em todas as suas localidades. Em Alagoas, todos os seus 97 municípios e no Ceará, 184. Juntos, somam mais de 26 mil sistemas instalados. No ranking de geração de energia fotovoltaica municipal, grandes usinas fotovoltaicas estão instaladas nesta região, sendo as cidades de Teresina, Fortaleza e Petrolina, divulgado pela ABSOLAR.
Região Norte
O Estado de Rondônia, é o responsável pela chegada em todos os seus 52 municípios, totalizando mais de 6 mil kits fotovoltaicos instalados.
Brasil
A nível nacional, a notícia também é boa. Segundo o Canal Solar, 97% dos municípios brasileiros contam com acesso a algum tipo de sistema de Geração Distribuída de energia solar. Os números mostram que dos 5.770 municípios, 5.406 a fonte solar está presente, totalizando 706,2 mil sistemas em funcionamento.
Benefícios como economia, sustentabilidade, geração de empregos e desenvolvimento para o país, estão chegando para uma alta parcela da população.
A nossa expectativa para 2022 é vir até aqui contar para vocês que o Brasil chegou aos 100% dos seus municípios com acesso a sistemas fotovoltaicos no segmento de Geração Distribuída.
Já pensou? Para ajudar nessa meta, entre em contato conosco e faça um orçamento. Atendemos diversas regiões.