O desenvolvimento tecnológico das energias renováveis, a preocupação com o meio ambiente e os valores ESG e a necessidade de reduzir os custos com energia elétrica, são alguns dos motivos pelos quais grandes empresas têm optado por investir na autoprodução de energia.
Para diminuir o impacto ambiental, investir no marketing sustentável e garantir uma fonte de energia estável e inesgotável, multinacionais como Facebook, FedEx, Google e Apple já investem em energia solar fotovoltaica.
No caso da americana FedEx, por exemplo, as placas solares localizadas em Colônia, nos EUA, ocupam 16.000 m2 e geram 80.000 kWh. Já o Google, além de aplicar quase US$ 800 milhões em fontes renováveis de energia e na construção de edifícios com menos impacto ambiental e mais eficiência energética, também ofereceu US$ 75 milhões para o financiamento de painéis fotovoltaicos para residências.
No Brasil, as empresas nacionais estão começando a tomar frente neste assunto. A Renner, por exemplo, instalou 4 mil painéis fotovoltaicos na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro. O projeto gera energia para quatro lojas da capital e já ofereceu uma redução média de 13% nos custos com energia elétrica.
Já a operadora de celulares Claro, inaugurou recentemente uma usina solar no Maranhão. Com quase 16 mil módulos instalados, o projeto tem capacidade de produzir 10,5 mil MWh ao ano e faz parte do programa de energias renováveis “A Energia da Claro”.
A MRV é mais um exemplo das grandes empresas do Brasil que inauguraram projetos de energia solar fotovoltaica neste ano. Na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, a construtora investiu em uma usina de 2 mil painéis solares, com capacidade para 1 milhão de kWh. A expectativa é de que a MRV economize R$ 800 mil ao ano e inaugure mais duas usinas solares nos próximos anos, uma na Bahia e outra no Paraná.
As gigantes Magazine Luiza e Ambev também têm projetos de usinas solares. A empresa de bebidas inaugurou no ano passado em Goiás uma usina com 51 mil painéis que abastecem toda a operação de distribuição de mercadoria pelo país. Logo depois, a Ambev anunciou a expansão desse projeto com o compromisso de ter 100% de energia de fontes renováveis até 2025.
Finalmente, a Magazine Luiza recentemente fechou um acordo de R$ 18 milhões para implementar a energia solar em 214 lojas de sua rede.
Essas são apenas algumas das empresas que pensando no futuro do planeta, de seus negócios, de seus colaboradores e familiares, adotam formas de produzir sua própria energia de forma sustentável.
Você tem uma empresa ou indústria e tem interesse em começar a produzir a sua própria energia renovável e limpa? Entre em contato conosco e conheça todos os benefícios!