O que é ESG e como isso afeta minha empresa?



Publicado em 9 de abril de 2021

Um levantamento global realizado pela consultoria KPMG entre os anos de 2019 e 2020 analisou o comportamento dos consumidores brasileiros em relação aos aspectos socioambientais e de governança empresariais. Os brasileiros foram os que apresentaram o maior aumento da preocupação com o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) das empresas. O crescimento foi de 9% entre os anos pesquisados, maior índice dos 12 países que participaram do levantamento.

O aumento da preocupação dos consumidores com os valores ESG das empresas se intensificou com a pandemia da COVID-19. Nesse mesmo caminho, o ESG tem se tornado uma pauta recorrente no mercado de ações e investimentos.

Definição do ESG 

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). O termo é usado para medir as práticas socioambientais e de boa governança de uma empresa, como diminuição de impactos no meio ambiente, incentivo e construção de um mundo mais justo e adoção de processos éticos dentro do próprio negócio.

A sigla surgiu em 2005 no relatório “Who Cares Wins” produzido por uma iniciativa liderada pela ONU, na qual 20 instituições financeiras de nove países apresentaram recomendações sobre como incluir valores ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos e serviços de corretagem de títulos.

Cada letra pode ser representada por diversas ações e fatores que podem ser priorizados pelas empresas.

  • E (Environmental) — aquecimento global, emissão de carbonos, poluição do ar e água, desmatamento, biodiversidade, gestão de resíduos, eficiência energética, entre outros. 
  • S (Social) — satisfação dos clientes, diversidade da equipe, relacionamento, respeito aos direitos humanos e leis trabalhistas, entre outros.
  • G (Governance) — conduta corporativa, relação com o governo e políticos, remuneração de executivos, entre outros.

O que posso fazer para melhorar o ESG da minha empresa?

É possível adotar diversas medidas e a Fator Solar pode te ajudar com algumas muito importantes.

Investir em energia solar fotovoltaica e eficiência energética não só ajuda o meio ambiente, pois não produz poluentes, como também valoriza o ESG da sua empresa. Aqui na Fator Solar nós fazemos todo o planejamento e instalação de painéis solares, tudo sob medida para os interesses do seu negócio. Nós também prestamos consultoria de eficiência energética, com o objetivo de que a sua empresa diminua a perda energética para o meio ambiente.

Investir em energia solar fotovoltaica e eficiência energética não só diminui o impacto da sua empresa no meio ambiente, como também reduz os custos do seu negócio com energia elétrica em até 95% a partir do primeiro mês depois da instalação. 

Quer saber mais informações sobre o assunto e fazer seu orçamento gratuito? Entre em contato conosco! 

Veja também

Eficiência energética: veja dicas para trazer o consumo eficiente para a sua casa ou empresa

A eficiência energética é a utilização racional e eficiente da energia, com o objetivo de... Leia Mais

3 motivos para investir em energia solar fotovoltaica para o seu negócio

Toda empresa, indústria, comércio ou estabelecimento precisa de energia elétrica. Porém, é... Leia Mais

Grandes empresas que investem em energia solar fotovoltaica

O desenvolvimento tecnológico das energias renováveis, a preocupação com o meio ambiente e os... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.