Conheça o que é uma usina solar flutuante, como ela funciona e as principais vantagens.
Gerar energia limpa é uma preocupação constante de todos. Com o estoque de recursos não renováveis terminando pouco a pouco, é preciso procurar por alternativas que se refaçam e não prejudiquem o meio ambiente. Neste cenário, a usina solar flutuante aparece como uma super tendência para 2023 e para os próximos anos.
Esta forma de produzir energia já é velha conhecida de países como a China, Japão, Coreia do Sul e França. Mais recentemente, as usinas solares flutuantes chegaram ao Brasil e, ao que tudo indica, devem se popularizar ao longo dos próximos anos. Por isso, se você quer saber mais sobre esta forma eficiente de produzir energia solar, continue conosco!
Usina solar flutuante: o que é
A geração de energia solar na usina flutuante funciona de forma semelhante aos painéis solares. Dessa forma, a grande diferença está no local de instalação das placas. Então, ao invés de serem posicionados no telhado de uma residência ou empresa, os painéis solares são colocados em estruturas flutuantes.
Como funciona a usina solar flutuante
O primeiro passo para instalação de uma usina solar flutuante é montar uma estrutura que boie sobre a água. Ela pode ser feita em plástico, fibra de vidro ou metal.
Independente do material utilizado, é muito importante que a estrutura seja resistente, pois uma placa solar pode pesar até 25 quilos. Além disso, os painéis precisam ficar no ângulo adequado para captar a maior quantidade possível de luz do sol.
As placas são colocadas sobre a estrutura que deve ser presa em um local específico para não se movimentar. Os módulos são ligados em séries e o sistema fotovoltaico é conectado a uma subestação em terra (próximo da margem) por meio de cabos que podem passar por cima ou por baixo da água.
Quando o projeto é muito grande, a subestação também é colocada sobre a água com o uso de flutuadores resistentes e de alta durabilidade. Nela ficam os inversores solares responsáveis por transformar a luz solar em uma energia limpa.
4 vantagens de investir em uma usina solar flutuante
A usina solar flutuante é usada principalmente em projetos de grande porte onde o número de placas solares instaladas é bastante expressivo. Por isso, este formato de geração de energia renovável traz diversas vantagens, como:
1. Terras livres
Os painéis fotovoltaicos ocupam bastante espaço. Ao optar pela usina solar flutuante, as terras ficam livres e podem ser usadas para construção de moradia, agricultura, entre outros fins.
2. Meio ambiente preservado
Outra grande vantagem das usinas solares flutuantes diz respeito à preservação do meio ambiente. Então, ao optar por elas, você não precisará retirar árvores e outros tipos de vegetação nativa para instalar os painéis solares.
3. Maior eficiência energética
O calor intenso acaba diminuindo a eficiência das placas solares. Por isso, apesar de funcionarem bem em regiões secas, a geração de energia é um pouco menor. Dessa forma, nas usinas solares flutuantes, a proximidade com a água resfria os módulos garantindo um melhor desempenho.
4. Facilidade para rotacionar as placas solares
Na usina flutuante é muito mais fácil instalar um sistema de rotação das placas solares para que elas fiquem sempre de frente para o sol.
A usina solar flutuante é uma ideia que vem ganhando muitos adeptos no Brasil, principalmente pessoas que vivem em lugares onde a escassez de terra é realidade. Então, se você quer saber mais sobre como instalar este sistema, solicite um orçamento gratuito à equipe da Fator Solar!
Quer saber mais sobre as tendências para 2023 em energia solar? Baixe de graça nosso E-book!