Quais os melhores fundos de investimento para energia solar?



Publicado em 15 de novembro de 2022

Entenda o que é investimento para energia solar, tempo de retorno e melhores fundos. Então, saiba mais!

O sistema fotovoltaico é uma forma atrativa financeiramente e também sustentável quando o assunto é a geração de energia limpa. São muitas as pessoas que, nos últimos anos, buscam a instalação de painéis solares em suas residências e empresas. 

O investimento para energia solar se mostra como uma realidade para quem tem uma quantia de dinheiro disponível e não vê na poupança ou em diferentes aplicações formas de retorno satisfatórias. Neste artigo, vamos entender o que é o investimento para energia solar, tempo de retorno e quais os melhores fundos. Então, boa leitura!

Investimento para energia solar: o que é?

O investimento para energia solar funciona de uma forma bastante simples e consiste na ação de ganhar dinheiro por meio da instalação de painéis solares. O que acontece é que você não faz essa aquisição para a sua casa ou empreendimento, mas investe valores neste ramo.

Ou seja, você investe o seu dinheiro em um ativo real. Este, por sua vez, será injetado na economia, criando empregos para pessoas que trabalham nesta cadeia específica, no caso a energia solar. A renda deste tipo de fundo varia entre 20% e 30% ao ano, contudo, é um investimento de risco e pode apresentar variações em diferentes épocas do ano.

Tempo de retorno do investimento para energia solar

Há cerca de 10 anos, em abril de 2012,  quando começaram a ser implantados os primeiros sistemas de energia solar no Brasil, o tempo de retorno do investimento neste setor, em 2015 girava entre 6 e 8 anos. Dessa forma, este era um tempo consideravelmente alto, o que fez com que muitos investidores optassem por colocar o dinheiro em outras áreas.

Atualmente, o tempo de retorno do investimento para energia solar caiu para uma média de 4 a 6 anos, o tornando bem mais atrativo aos investidores.

Investimento para energia solar: Bolsa de Valores ou Crowdfunding?

A bolsa de valores é o fundo de investimento mais tradicional. Neste caso, você investe o dinheiro em um mercado mais amplo, como, por exemplo, um investimento imobiliário. Ao fazer esta aplicação, você acredita que o ramo da construção civil e venda de imóveis vai crescer.

Já o crowdfunding consiste em uma arrecadação coletiva de valores para dar vida a uma ideia que, neste caso, pode ser a energia solar. 

Seja como for, não é possível dizer quais dos dois fundos de investimento – bolsa de valores ou crowdfunding – é o melhor para o seu caso específico. Sendo assim, ambos têm um nível de risco parecido, apesar de funcionarem de formas diferentes. Dessa forma, o que você precisa é avaliar a sua situação e ver qual melhor se encaixa na sua realidade. 

Outra questão importante e bastante conhecida no mundo dos investimentos é não deixar todo o seu dinheiro em um único fundo, mas sim diversificar a sua carteira. Além disso, para o caso de empresas, além dos ganhos financeiros mensuráveis, há os ganhos indiretos imensuráveis decorrentes do green marketing (ESG, imagem de marca, etc). 

Solicite um orçamento gratuito com a Fator Solar

A Fator Solar tem como meta oferecer uma alternativa ecológica e viável do ponto de vista econômico. Afinal, a empresa acredita em um futuro com empresas e residências usufruindo cada vez mais da energia solar e deixando um rastro positivo em nossa sociedade. Então, solicite agora mesmo um orçamento gratuito!

Veja também

Confira algumas soluções de energia solar para indústrias de grande porte

Indústrias consumiram 7% de toda energia solar distribuída no Brasil no ano de 2022. Então,... Leia Mais

Como está o mercado da eletrificação de veículos considerando as energias renováveis?

Proprietários de veículos elétricos estão instalando Sistema Solar Fotovoltaico em casa para... Leia Mais

Energias alternativas e automação industrial: Entenda mais sobre essa relação!

Entenda porque é preciso investir em energias alternativas e automação industrial para a sua... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.