Potencial e benefícios da energia solar fotovoltaica para o agronegócio



Publicado em 14 de maio de 2021

O agronegócio é um dos grandes pilares da economia brasileira por conta da riqueza de recursos naturais, extensão territorial e clima favorável. Um dos maiores custos da indústria agropecuária é a energia elétrica, que é intensamente utilizada durante a produção. Além disso, é comum que os produtores rurais sofram com a carência de infraestrutura energética, o que faz com que eles recorram aos geradores a diesel, caros e poluentes.

Essas características fazem com que a indústria rural seja uma das áreas econômicas com mais potencial para a energia solar fotovoltaica, que além de ser um tipo de energia limpa, é inesgotável.

O potencial da energia fotovoltaica na zona rural, vai muito além das utilizações clássicas de iluminação, aquecimento de água e funcionamento de aparelhos eletrônicos. Dentre as diversas aplicações da energia solar na indústria agropecuária, pode-se destacar: bombeamento de água para irrigação, abastecimento de água para animais, ou consumo próprio; monitoramento e auxílio no processo produtivo; ordenhadeiras e tanques de resfriamento na produção leiteira; refrigeração e aquecimento de galpões; energização de cercas elétricas de segurança; etc.

Benefícios

Além de uma redução significativa de custos, ao adotar a produção de energia solar fotovoltaica, o produtor rural também disfruta de benefícios como aumento da produtividade, devido à constância no fornecimento de energia, e fortalecimento da imagem institucional. Além disso, a empresa se torna mais competitiva, com mais oportunidades de receber selos de qualidade.

O investimento na instalação de um sistema fotovoltaico é extremamente rentável, como o retorno do capital em torno de 6 anos, para um equipamento cuja vida útil é de no mínimo de 25 anos.

Ao gerar sua própria energia, o produtor rural se liberta dos elevados custos da energia pública, podendo direcionar esse capital para o financiamento da produção.

Clique aqui para usar a Calculadora de Economia Fator Solar

Outra vantagem são as linhas de financiamento que incentivam a indústria rural a adotar novas fontes de energia renováveis. Existem diversas opções de financiamentos regionais e nacionais. Um dos mais recentes a ser divulgado foi o Banco do Agricultor Paranaense, programa do Governo do Estado do Paraná.

O projeto tem o objetivo de incentivar a adoção de medidas sustentáveis, o que é feito através da concessão de subvenções para a equalização das taxas de financiamento. Dentre as operações que podem beneficiar desse incentivo encontram-se os projetos de geração de energia por fontes de sustentáveis, como a fotovoltaica, tanto no modelo de geração distribuída (on-grid) como de geração isolada (off-grid). Segundo anunciado pelo Governo do estado, os projetos de energia fotovoltaica contratados até 31 de dezembro de 2022, a equalização das taxas de juros será integral, ou seja, com taxa de juros de 0%.

Se você é produtor rural e se interessa pela produção de energia solar para reduzir seus custos e aumentar o desempenho do seu negócio, conte com a Fator Solar. Assessoramos você desde o planejamento até a instalação do seu projeto, e na manutenção do seu sistema fotovoltaico.

Com uma equipe qualificada de engenheiros, nós oferecemos garantia de instalação de 24 meses e uma apólice de seguro dos equipamentos gratuita durante todo o primeiro ano de funcionamento.

Para fazer seu orçamento, entre em contato conosco.

Energia Solar Fotovoltaica

Portfólio Fator Solar

Calculadora de economia

Veja também

Você sabe o que é o cálculo HSP?

Conhecer o cálculo HSP guiará o planejamento e também a escolha do sistema fotovoltaico Você... Leia Mais

O que é corrente contínua e alternada e sua relação com a Energia Solar

Entenda a diferença entre corrente contínua e alternada e como funciona o sistema... Leia Mais

Como um simulador de energia solar pode auxiliar no processo de aquisição desse sistema?

Conheça a Calculadora de Economia da Fator Solar, simulador de energia solar, e saiba qual... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.