Quanto custa a energia solar? Confira as despesas envolvidas na produção de energia solar fotovoltaica



Publicado em 14 de junho de 2021

A busca por fontes de energias alternativas que possam substituir os combustíveis fósseis deixou de ser uma curiosidade e se tornou uma necessidade para um futuro mais sustentável. Escolher energias limpas e renováveis, como a solar fotovoltaica, é a melhor solução já que preserva o meio ambiente e reduz custos com a conta de energia elétrica.

Muitas pessoas têm a concepção que a energia solar fotovoltaica está fora do alcance financeiro, mas não sabem quanto custa a energia solar ou como funciona o retorno sobre o investimento.

Confira, a seguir, quais são os custos envolvidos na produção da energia solar.

 

Por que escolher a energia solar?

A energia solar fotovoltaica é produzida quando as placas fotovoltaicas revestidas de silício captam os raios solares, fonte inesgotável e não poluente. Os painéis solares são constituídos por inversores que realizam a geração de energia.

Para adquirir um sistema de geração de energia solar, existe uma despesa inicial, mas benefícios posteriores. Por exemplo, este tipo de energia tem baixa carga tributária e rápido retorno do investimento, bem diferente da concorrente hidrelétrica, que acumula quase 30% do preço da fatura em impostos. Para começar a produzir energia solar fotovoltaica é necessário apenas pagar a taxa de disponibilidade.

Outros benefícios da energia solar fotovoltaica são a alta durabilidade do material e baixo custo de manutenção.

 

Quais são os custos envolvidos?

O valor da instalação varia de acordo com a potência que a placa solar precisará ter, um cálculo baseado na demanda de energia. O clima da região também afeta o valor dos painéis, que podem ser mais baratos e menos potentes em locais com alta incidência solar.

Em questão de equipamentos, os custos serão com painéis fotovoltaicos, inversores e com o kit de geração de energia. Além dos materiais, o cliente também terá despesas com taxas de funcionamento e custos semestrais com manutenção.

 

Clique aqui para utilizar a Calculadora de Economia Fator Solar.

 

É importante lembrar que você começa a ver o retorno sobre o seu investimento imediatamente após o início da produção de energia com a redução significativa do valor da conta de energia elétrica.

Em resumo, os benefícios da energia solar fotovoltaica acabam sendo muito maiores do que os custos iniciais: preservação do meio ambiente e economia na conta de luz por muitos anos.

Você tem interesse em começar a produzir energia solar fotovoltaica? Aqui na Fator Solar nós te auxiliamos durante todo o processo, desde o planejamento até a instalação e manutenção dos sistemas fotovoltaicos. Nossa equipe especializada já realizou mais de 190 instalações em cinco estados do Brasil.

Não perca esta chance! Comece a economizar agora!

Para fazer seu orçamento, entre em contato conosco.

Veja também

Eficiência energética: veja dicas para trazer o consumo eficiente para a sua casa ou empresa

A eficiência energética é a utilização racional e eficiente da energia, com o objetivo de... Leia Mais

3 motivos para investir em energia solar fotovoltaica para o seu negócio

Toda empresa, indústria, comércio ou estabelecimento precisa de energia elétrica. Porém, é... Leia Mais

Grandes empresas que investem em energia solar fotovoltaica

O desenvolvimento tecnológico das energias renováveis, a preocupação com o meio ambiente e os... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.