Quando se pensa em adquirir um sistema fotovoltaico, é importante entender algumas medidas comumente usadas no setor de energia solar, para poder compreender algumas características do seu futuro sistema, como energia, potência e eficiência. Conheça, a seguir, as unidades de potência utilizadas na energia solar fotovoltaica.
kW
O kW (ou o W) representa a medida de potência de um equipamento. Mil Watts (1.000W) correspondem a 1kW (quilo-Watt).
É bastante comum vermos nas lojas, por exemplo, lâmpada incandescente de 60W, lâmpada LED de 9W, chuveiro elétrico de 4.000W, etc..
kWh
Já o kWh é uma medida relacionada à energia que é consumida.
Por exemplo, uma lâmpada LED de potência 9W, ligada durante 4 horas em um dia, vai consumir 9W x 4h = 36Wh (Watt-hora) de energia em um dia. Em geral, nas nossas contas de energia, o consumo total no mês é medido em kWh.
kWp
Cada módulo possui uma Potência Nominal indicada pela fábrica. Define-se como potência nominal a energia máxima que um painel solar vai produzir a certas condições padrão STC (as Standard Test Conditions, correspondem a uma temperatura da célula de 25ºC, espectro de massa de ar 1.5 e irradiação solar padronizada de 1000W/m2).
O Wp (Watt-pico) é uma unidade de potência utilizada para caracterizar os painéis fotovoltaicos. Define-se como potência pico a máxima potência que um módulo pode atingir dentro das condições mais favoráveis possíveis, o que acontece tipicamente no solstício de verão, próximo ao meio-dia, respeitando-se as demais condições padrão. O quilowatt-pico (kWp) é simplesmente 1.000 Wp.
Nas instalações fotovoltaicas, normalmente utiliza-se o kWp, por ser mais fácil de usar. Por exemplo, se a potência do módulo fotovoltaico for de 450Wp e você for instalar 10 módulos, então a potência total será de 4.500Wp, ou 4,5kWp.
Mas atenção, o kWp não mede em hipótese alguma a produção de um sistema fotovoltaico! Para isso, a unidade a ser usada é o quilowatt-hora (kWh). Enquanto o kWp mede a potência máxima do sistema, o kWh mede a quantidade de eletricidade produzida por ele.
Vale lembrar que os painéis não terão a mesma eficiência ao longo do dia, visto que a irradiação varia. Entretanto, utilizando-se médias históricas, é possível estimar quanta energia será produzida por um sistema fotovoltaico durante o dia, o mês e o ano, em qualquer lugar do planeta.
Agora que você já conhece as definições, atenção para não confundir as medidas, pois é relativamente frequente as pessoas confundirem entre kWh, kW e kWp, dado que os termos são parecidos.
Se interessou pela energia solar fotovoltaica? Conte com a Fator Solar para te auxiliar durante todo o processo, desde o planejamento até a instalação e manutenção dos sistemas fotovoltaicos. Contamos com uma equipe qualificada de engenheiros e já realizamos mais de 190 instalações em cinco estados no Brasil.
Para fazer seu orçamento, entre em contato conosco.