O Paraná é o quinto estado que mais produz energia solar entre os estados brasileiros. Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica), o Paraná aparece com uma produção de 514 MW e vem subindo a cada ano, assim como os outros estados, isso mostra como a energia fotovoltaica é uma tendência não apenas no Paraná, mas em todo o Brasil.
Um dos setores que tem impulsionado esse crescimento é o agronegócio. É cada vez mais comum que propriedades rurais de grande e médio porte invistam na energia solar como fonte de energia para os seus processos e maquinários. Segundo Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, o Programa Paraná Energia Renovável (Renova-PR), conduzido pelo IDR-Paraná, Fomento Paraná e governo do Estado, tem estimulado os produtores rurais paranaenses a investir em energia fotovoltaica. O programa também financia parte dos projetos, mas boa parte dos agricultores buscam a instalação com recursos próprios ou financiamentos de bancos.
Isso se dá pois percebem, através de relatos de outros agricultores, que o investimento vale a pena. Principalmente se a propriedade funciona como beneficiamento de alimentos, que exige um maquinário de alto consumo de energia. Esse consumo ao final do mês tende a impactar no faturamento, reduzindo-o significativamente. Por isso, muitos agricultores estão, por conta própria, investindo em projetos de energia fotovoltaica e, com o programa de incentivo do Renova-PR, o número de propriedades geradoras de energia aumentou bastante no Paraná.
Frigoríficos, propriedades produtoras de leite e demais segmentos da pecuária estão apostando na energia fotovoltaica no Paraná. Nas capitais o aumento também já é observado. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Maringá lidera o ranking entre as capitais, com uma produção de 27MW, Foz do Iguaçu e Londrina aparecem na sequência, ambas com 24 MW.
De acordo com a Copel, o número de residências que estão buscando a instalação de painéis fotovoltaicos no Paraná tem aumentado, o número total de usuários da rede, que contam com a produção de energia solar, em julho de 2022, era de 108.803, entre casas, comércios e indústria.
Esses números só tendem a aumentar e mostram como a energia solar já é uma opção real de geração de energia limpa nas residências e na indústria brasileira. Além de ser uma prática sustentável, que não gera danos para o meio ambiente na geração da energia, é um fator importante na redução de custos mensais entre as famílias e empresas.
Quer saber como funciona o projeto e a instalação dos painéis fotovoltaicos. Acesse o nosso blog, lá você encontra um conteúdo exclusivo bem detalhado sobre energia solar e a instalação dos painéis.
Aproveite e solicite um orçamento gratuito com uma equipe especializada para te atender!