Como a energia solar pode contribuir para uma casa inteligente?



Publicado em 22 de novembro de 2022

Entenda o que é a casa inteligente e como, junto com a energia solar, você pode economizar na conta de luz e ajudar o planeta.

Você já pensou em transformar a sua residência em uma casa inteligente? Com esta nova tecnologia, é possível economizar até 30% dos gastos com energia elétrica e ajudar o mundo em busca da sonhada sustentabilidade.

Se você, assim como nós, quer diminuir a conta de energia elétrica e contribuir com os cuidados ao meio ambiente e a busca por um futuro sustentável para nossas crianças, você precisa unir o sistema fotovoltaico e a tecnologia da casa inteligente. Quer conhecer mais sobre o assunto? Então continue conosco!

Casa inteligente: o que é?

A casa inteligente consiste em um sistema que consegue programar e gerenciar diferentes atividades dentro da sua residência, de forma remota. Para que ele funcione, você precisa de um sistema central – chamado de sistema de gerenciamento doméstico inteligente ou hub.

Esse sistema opera por meio do Wi-Fi e você consegue, com o uso de um celular ou tablet, controlar diferentes ações da casa, mesmo não estando nela no momento. 

Exemplos do que a automação residencial pode fazer 

A casa inteligente pode desempenhar atividades para deixar a sua vida mais confortável e também contribuir com a economia de energia elétrica. 

No inverno, por exemplo, você pode programar o ar condicionado da sala de estar para ligar em 25ºC cerca de 15 minutos antes de você chegar em casa. Assim, o ambiente estará quentinho à sua espera. 

À noite, você pode configurar as lâmpadas externas da residência para desligarem após às 23h (ou no horário que desejar). Você não precisa se preocupar em levantar para apagar as lâmpadas para economizar energia.

Outro exemplo que traz comodidade é programar a cafeteira para que ao acordar já tenha café fresquinho esperando por você. São muitas as facilidades e economias que podem ser feitas em uma casa inteligente.

Energia solar e a casa inteligente

Muitas pessoas costumam afirmar de forma equivocada que o retorno da instalação do sistema fotovoltaico é muito demorado. Aí é que você se engana. O tempo não é longo e se ao mesmo tempo em que optar pela energia solar você também tornar a sua casa inteligente, o retorno será ainda mais rápido.

A casa inteligente reduz o consumo de energia elétrica em até 30%. Desta forma, para um sistema que vai durar 25 anos, o retorno em energia solar pode acontecer entre 4 e 6 anos. 

Além disso, é importante ressaltar que você não precisa fazer todas essas mudanças ao mesmo tempo. Por isso, vá investindo aos poucos e, com o tempo, perceberá a economia na conta de energia. Dependendo da redução do consumo, você poderá até mesmo fornecer luz para a comunidade onde reside.

Solicite um orçamento gratuito com a Fator Solar

Dê um basta nos aparelhos ligados desnecessariamente na sua residência. Instale agora mesmo o sistema de energia solar e torne a sua casa inteligente para diminuir o consumo de energia elétrica e ajudar o planeta. Então, solicite um orçamento gratuito com a Fator Solar!

Veja também

Confira algumas soluções de energia solar para indústrias de grande porte

Indústrias consumiram 7% de toda energia solar distribuída no Brasil no ano de 2022. Então,... Leia Mais

Como está o mercado da eletrificação de veículos considerando as energias renováveis?

Proprietários de veículos elétricos estão instalando Sistema Solar Fotovoltaico em casa para... Leia Mais

Energias alternativas e automação industrial: Entenda mais sobre essa relação!

Entenda porque é preciso investir em energias alternativas e automação industrial para a sua... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.