Entenda a evolução do setor fotovoltaico no Paraná

A corrida para a implementação de energia solar tem se intensificado por parte de produtores rurais e comerciantes. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) já investiu quase 1 bilhão em projetos fotovoltaicos, isso de 2019 até o primeiro semestre de 2022. A quantia é considerável e tende a seguir aumentando, pois o setor fotovoltaico no Paraná está em expansão e cada vez mais empresas buscam implementar energia solar em suas instalações, visando aliar práticas sustentáveis em acordo com os princípios do ESG, à redução dos custos com energia elétrica.

Segundo o Banco, as empresas que apresentam um alto consumo de energia elétrica são as que mais procuram os financiamentos, visando reduzir o impacto que a conta de energia elétrica tem em seu faturamento, além disso essas empresas estão se adequando às práticas ESG (Environmental, Social and Governance), em português Governança Ambiental, Social e Corporativa. Essas práticas permitem uma melhor colocação no mercado, atrai investidores e coloca em prática algo essencial para o futuro do planeta, o desenvolvimento social e sustentável.

Portanto, o setor fotovoltaico no Paraná tem registrado um aumento a cada ano por fatores como os expostos acima. Além das empresas, residências também são responsáveis por esse aumento. A cada dia sobe o número de unidades consumidoras que adotam os painéis fotovoltaicos como uma fonte de energia. Recentemente, o Paraná passou por uma crise hídrica que afetou a produção das hidrelétricas, a energia teve um aumento considerável nesse período e afetou bastante o bolso de diversos consumidores, o que fez com que muitos procurassem a energia solar como uma forma de economizar e reduzir o impacto da fatura de luz no orçamento mensal.

Esse aumento, nos diversos setores, foi o responsável por colocar o Paraná na quinta posição entre os estados brasileiros que mais produzem energia solar. A região sul conta com os três estados entre os 10 maiores produtores de energia solar, com Rio Grande do Sul em 3° e Santa Catarina em 6°.

Quer saber mais sobre o setor de energia fotovoltaica no Paraná? Acesse o nosso blog, lá você encontra conteúdos exclusivos sobre o setor. Aproveite e solicite um orçamento gratuito em nosso site!

https://fatorsolar.eco.br/

Outros posts