Confira algumas soluções de energia solar para indústrias de grande porte



Publicado em 20 de dezembro de 2022

Indústrias consumiram 7% de toda energia solar distribuída no Brasil no ano de 2022. Então, confira mais sobre energia solar para indústrias!

A energia solar é uma aliada das indústrias de grande porte, como a mecânica, alimentícia, metalúrgica, farmacêutica, de vestuário, agronegócio e rede hoteleira. Com tantos equipamentos e máquinas funcionando diariamente, é natural que os gestores busquem formas de diminuir os custos com eletricidade. 

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que, de toda a energia solar distribuída no Brasil no ano de 2022, 7% foi destinado às indústrias. A seguir, vamos conhecer algumas soluções em energia solar para este setor. Então, boa leitura!

Indústria mecânica

A indústria mecânica utiliza diariamente máquinas e ferramentas de grande porte que consomem muita eletricidade. Neste sentido, a instalação dos painéis solares contribui para a redução significativa dos gastos.

Além disso, outra vantagem do sistema fotovoltaico é a possibilidade de monitoramento em tempo real do quanto de energia está sendo gerada.

Indústria alimentícia

Você sabia que a indústria alimentícia é uma das que mais consome energia elétrica no Brasil? Sendo assim, com o uso do sistema fotovoltaico, é possível diminuir os gastos com a conta de luz em até 95% e redirecionar este valor para investimentos que melhorem a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores.

Indústria farmacêutica

Para produção dos diferentes tipos de medicamentos existentes no mercado, a indústria farmacêutica utiliza uma gama bastante grande de máquinas e outros equipamentos. E, por consequência, o gasto com energia elétrica é bastante alto. Neste cenário, a economia é uma das grandes vantagens que as farmacêuticas obtém ao instalar os painéis solares.

Indústria de vestuário

A indústria de vestuário é conhecida por ser uma grande poluente do meio ambiente por meio da emissão de gases na atmosfera.

Ao ter conhecimento deste aspecto, os consumidores preocupados com a sustentabilidade do planeta buscam cada vez mais por marcas que tenham consciência com os cuidados ao meio ambiente. Logo, além da economia em energia, as marcas também se beneficiam por serem sustentáveis. 

Agronegócio

A energia solar no campo já é realidade! Dessa forma, toda a demanda do agronegócio, principalmente referente à produção de leite, um dos produtos comercializados em larga escala no país, geram altos gastos com energia. Além disso, as constantes mudanças do clima e a falta de chuvas em alguns períodos podem ser catastróficas para o setor.

A energia solar se apresenta como solução para a redução nos gastos com energia elétrica e também para o desenvolvimento de sistemas de irrigação com bombeamento por meio dos painéis. Dessa forma, caso falte chuva, isso não vai interferir no seu faturamento. 

Hotéis

A rede hoteleira é pioneira entre as empresas e indústrias que utilizam a energia solar. Sendo assim, como você pode imaginar, esse é um setor que tem altos custos com energia. Ao optar pelo sistema fotovoltaico, além de economizar, o empreendimento se diferencia dos demais por ter selos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

Solicite um orçamento gratuito com a Fator Solar

Tenha você um pequeno, médio ou grande empreendimento, realizar a instalação dos painéis solares ajudará você a se tornar sustentável e a ter eficiência energética. Então, entre em contato com a Fator Solar e solicite aos nossos engenheiros um orçamento gratuito!

Veja também

Como está o mercado da eletrificação de veículos considerando as energias renováveis?

Proprietários de veículos elétricos estão instalando Sistema Solar Fotovoltaico em casa para... Leia Mais

Energias alternativas e automação industrial: Entenda mais sobre essa relação!

Entenda porque é preciso investir em energias alternativas e automação industrial para a sua... Leia Mais

Startups de Energia: Como esses negócios têm se destacado no mercado?

O Brasil tem 192 startups de energia, sendo 100 delas com foco em energia solar. A inovação... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.