Como está o mercado da eletrificação de veículos considerando as energias renováveis?



Publicado em 13 de dezembro de 2022

Proprietários de veículos elétricos estão instalando Sistema Solar Fotovoltaico em casa para recarregar carros.

Você sabia que as energias renováveis já são utilizadas por muitas pessoas na eletrificação de veículos? No Brasil, inclusive, esta é a solução adotada para aumentar a rede de recarga para veículos elétricos sem prejudicar o meio ambiente. 

A seguir, vamos entender mais a fundo como está o mercado de eletrificação de veículos considerando as energias renováveis. Alerta de spoiler: você vai se surpreender com os avanços do mercado brasileiro. Para saber mais, continue conosco. Boa leitura!

Por que existem ainda poucos carros elétricos em circulação no Brasil?

Algumas montadoras já comercializam carros elétricos ou híbridos no Brasil há algum tempo. Então, por que esta tecnologia ainda é pouco vista rodando pelo país? Dois fatores contribuem diretamente para que os carros elétricos não tenham tanta saída: o alto valor de venda (os modelos mais baratos estão na casa de R$ 140 mil) e a rede de recarga limitada.

Quanto ao primeiro fator, não há muito o que o usuário possa fazer. É preciso guardar dinheiro enquanto espera uma possível baixa ou, ao menos, manutenção dos preços. Quanto às estações de recarga, muito já vem sendo feito. Muitos proprietários de veículos elétricos já possuem as suas próprias estações movidas a energia solar em casa.

Brasil tem grande capacidade de geração de energia solar

O Brasil é um dos países com maior capacidade de geração de energia solar – de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país já ultrapassou os 5 gigawatts (GW) de potência operacional.

Com sol o ano todo, diferentemente de países da Europa, por exemplo, a instalação de painéis solares está ganhando cada vez mais adeptos em busca de uma energia renovável para suas casas, empresas e até mesmo eletrificação de veículos.

Mundo pode não suportar eletrificação de veículos

Se o Brasil e outros países não começarem a investir em energias renováveis, pode ser que o mundo não aguente a eletrificação de veículos em grande escala. Essa conclusão provém de estudos do Instituto de Pesquisa de Mobilidade, Logística e Engenharia Automotiva da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha.

Sistema Solar Fotovoltaico em casa para eletrificação de veículos

O que muitos brasileiros proprietários de veículos elétricos estão fazendo é instalar o Sistema Solar Fotovoltaico nos telhados das próprias residências para, assim, gerar a eletricidade necessária para os carros. 

O processo funciona da seguinte forma: os painéis são instalados no telhado na grande maioria dos casos ou, então, em locais onde possam receber energia solar com maior intensidade.

A eletricidade que é gerada pelas células fica em corrente contínua (CC) de forma que possa ser usada assim que criada. Além do abastecimento dos carros elétricos, a energia pode ser usada na residência para redução do valor da conta de luz paga à concessionária pública.

Se você tem o desejo de instalar Estações de Recarga para Veículos Elétricos ou o Sistema Solar Fotovoltaico na sua residência ou empresa, seja para geração de energia para uso em carros elétricos ou na eletrificação dos ambientes, solicite um orçamento gratuito aos profissionais da Fator Solar. Até a próxima!

Veja também

Confira algumas soluções de energia solar para indústrias de grande porte

Indústrias consumiram 7% de toda energia solar distribuída no Brasil no ano de 2022. Então,... Leia Mais

Energias alternativas e automação industrial: Entenda mais sobre essa relação!

Entenda porque é preciso investir em energias alternativas e automação industrial para a sua... Leia Mais

Startups de Energia: Como esses negócios têm se destacado no mercado?

O Brasil tem 192 startups de energia, sendo 100 delas com foco em energia solar. A inovação... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.