Entenda como funciona, tipos e periodicidade indicada para manutenção na instalação de energia solar.
Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar, mas é imprescindível realizar a manutenção na instalação de energia solar, seja ela residencial, comercial ou industrial. Sendo assim, apenas a realização de manutenções adequadas vão garantir que o sistema fotovoltaico continue produzindo energia de forma correta e eficiente.
A seguir, vamos entender melhor a importância de realizar a manutenção na instalação de energia solar, os tipos de manutenção que devem ser realizadas e quando elas devem ser feitas. Se você quer saber mais sobre este assunto, continue conosco. Então, boa leitura!
Importância de realizar a manutenção na instalação de energia solar
Assim como em qualquer outro equipamento, todos os componentes que integram o sistema fotovoltaico estão sujeitos a desgastes naturais. Isso não quer dizer que existe algo de errado com o material que você comprou, apenas que, devido à exposição a altas temperaturas e ao acúmulo de poeira, ele pode perder a eficiência.
Quando você não realiza a manutenção na instalação de energia solar o seu equipamento pode ter a durabilidade diminuída, ou seja, acabar estragando muito antes do previsto; e as perdas na geração de energia podem aumentar consideravelmente trazendo uma perda financeira.
Conheça os 3 tipos de manutenção que devem ser realizadas
Existem 3 diferentes tipos de manutenção que devem ser realizadas no sistema fotovoltaico: preditiva, preventiva e corretiva. A seguir, vamos conhecer melhor cada uma delas.
1. Manutenção preditiva
A manutenção preditiva deve ser realizada com o intuito de prevenir possíveis problemas. Para sistemas fotovoltaicos, a manutenção preditiva deve ser feita através da análise dos dados e gráficos de produção de energia: caso ocorra alguma queda na produção, é importante conversar com o técnico.
2. Manutenção preventiva
Já a manutenção preventiva tem como objetivo realizar a revisão e monitoramento dos componentes do sistema fotovoltaico. Neste caso, as placas solares são limpas, o inversor é higienizado e todas as peças elétricas e mecânicas são analisadas pelo técnico.
Por meio da manutenção preventiva, o profissional consegue identificar problemas no sistema fotovoltaico e conservá-los em tempo, evitando maiores gastos e aumentando a vida útil dos componentes.
3. Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é feita quando o equipamento parou de funcionar de forma parcial ou total. Na grande maioria dos casos, algum dos componentes apresentou uma falha que acabou interrompendo a geração de energia solar. A necessidade da manutenção corretiva aumenta muito quando não são feitas a preditiva e a preventiva.
Quando realizar a manutenção?
Você deve realizar com maior frequência a manutenção preditiva, assim não precisará se preocupar com as outras duas. A periodicidade indicada para o monitoramento da produção da sua usina é uma vez por mês. Para a manutenção preventiva, nossa sugestão é uma verificação anual, dependendo das condições da sua região (incidência de chuva ou poeira no local).
Solicite um orçamento gratuito com a Fator Solar
A Fator Solar, preocupada com a experiência do cliente após a instalação da usina, possui três planos de manutenção: o Plano Básico, Plano de Manutenção Premium e o Plano de Manutenção Premium Plus. Então, entre em contato conosco para entender nossos diferenciais e as vantagens de cada um.