Por ser uma fonte de energia inesgotável e sustentável, a energia solar fotovoltaica é considerada uma das melhores alternativas para a expansão da matriz energética brasileira.
De fato, somos um país com enorme potencial para a produção de energia fotovoltaica, que tem como grande benefício o seu baixo impacto ambiental e sobretudo sua contribuição para a redução de emissões de CO2 na atmosfera.
A legislação brasileira permite hoje que a geração de energia elétrica fotovoltaica seja realizada a partir de usinas descentralizadas de todas as dimensões. Isso contribui para uma economia importante ao nível das redes públicas de distribuição e também para os próprios produtores, que passam a gozar de um sistema próprio, com vida útil de no mínimo 25 anos.
Empreendimentos que adotem a produção de energia solar fotovoltaica também podem aproveitar um outro benefício importante: as certificações sustentáveis. Esses certificados agregam mais valor para construções imobiliárias, indústrias e empresas de qualquer setor, trazendo destaque para a marca.
Confira, a seguir, algumas das certificações disponíveis para empreendimentos e estabelecimentos que contribuem para um mundo mais sustentável.
- Procel Edifica: selo de identificação de edificações com as melhores classificações de eficiência energética
- Selo e Certificado de Energia Renovável da ABRAGEL: o selo atesta que empresas utilizam energias renováveis efetivamente, já o certificado comprova o uso de 1 MWh de energia renovável certificada.
- Selo Solar: concedido para empresas e instituições que consumirem um valor mínimo de energia solar anualmente.
- Selo Energia Sustentável do Instituto Acende Brasil: selo que avalia o desempenho socioambiental de empreendimentos que tenham atividades de geração, transmissão ou distribuição de energia elétrica.
- LEED (Leadership in Energy and Environmental Design): sistema internacional de certificação ambiental utilizado em mais de 140 países que incentiva a transformação sustentável de obras, projetos e edificações
- Processo AQUA – HQE: certificação internacional de construção sustentável aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini.
- DGNB: certificação criada na Alemanha que visa criar um padrão de qualidade único no desenvolvimento de construções sustentáveis.
- BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method): sistema de avaliação do desempenho ambiental de empreendimentos imobiliários, sendo o consumo de energia um dos fatores analisados.
- Selo Casa Azul: selo de classificação de projetos habitacionais financiados pela Caixa que promove o uso racional de recursos naturais, a eficiência energética e a qualidade do empreendimento. Oferece taxas de juros diferenciadas para edifícios certificados.
- Qualiverde: selo da Prefeitura do Rio de Janeiro que oferece benefícios fiscais para empreendimentos que contemplem ações e práticas destinadas a reduzir os impactos ambientais.
Cada certificação tem seus próprios pontos de análise. Pesquise bem os requisitos de cada uma, levando em consideração a reputação da certificação e os setores que ela engloba.
Quer começar a produzir energia solar fotovoltaica? A Fator Solar te ajuda! Entre em contato conosco e peça seu orçamento gratuito.