Sistemas fotovoltaicos no Paraná: descubra por que esse recurso de geração de energia se destaca frente às outras fontes renováveis

Quais fatores fazem da energia solar uma fonte renovável de energia mais atrativa que as demais? Saiba como os sistemas fotovoltaicos no Paraná estão cada vez mais presentes em empresas e residências.

Um dos principais fatores que colocam a energia solar à frente das demais fontes renováveis é a facilidade de instalação, projeto que se adequa às necessidades do cliente, fácil gerenciamento e manutenção. Outra questão atrativa é que a instalação não ocupa espaço de área útil da casa ou empresa, visto que pode ser instalada no telhado.

Outra questão, é que para consumos menores como os residenciais, os sistemas fotovoltaicos são perfeitos, pois dão conta de boa parte do consumo e o seu excedente pode ser convertido em créditos de consumo. O mesmo acontece para empresas de pequeno e médio porte, que veem os custos mensal com energia elétrica bastante reduzidos quando instalados os sistemas fotovoltaicos.

Portanto, fácil manutenção, eficiência energética, gestão do consumo, projeto de acordo com as necessidades de consumo, são alguns dos fatores que atraem no momento da escolha, além disso os painéis fotovoltaicos têm se popularizado entre a população por conta de ações de incentivo por parte do poder público. Em Curitiba, há um projeto bastante interessante, o Curitiba Mais Energia, que está promovendo a instalação de painéis fotovoltaicos em espaços e prédios públicos da cidade. Além de gerar energia renovável e limpa para o funcionamento desses espaços, existe o incentivo do uso da energia solar por parte da população. Isso tem contribuído para o aumento dos sistemas fotovoltaicos no Paraná.

Hoje, muitas propriedades rurais também já contam com energia solar para ajudar a reduzir os custos com consumo de energia elétrica, assim como para contribuir na preservação do meio ambiente.

Outras fontes de energia renovável são a eólica e a que provém das hidrelétricas. A energia eólica conta com o fator vento para a sua produção, não à toa as torres de energia eólica são instaladas em locais de grande quantidade de ventos. Hoje, já é possível encontrar pequenos aerogeradores, porém, ainda são equipamentos caros com pouca capacidade de geração, além de ser mais indicado para locais em que os ventos são constantes, o que acaba sendo um impeditivo ou uma desvantagem para algumas regiões do país. Já a hidrelétrica exige grandes obras, muitas vezes afetando grandes áreas de mata e causando um grande prejuízo ao meio ambiente, além disso, não é um sistema indicado para a geração de pequenas quantidades de energia.

Portanto, quando falamos de produção de energia renovável que tem a capacidade de se popularizar e chegar a cada vez mais casas e empresas, com fácil manutenção e uma fonte abundante de energia que é o sol, chegamos a conclusão de que a energia solar é a mais indicada entre as energias renováveis para pequenos projetos com ótimos resultados.

Quer saber mais sobre energia solar e as suas vantagens? Acesse o nosso blog, lá você encontra conteúdo exclusivo sobre sistemas fotovoltaicos, sobre como está o setor no Paraná, entre outras informações relevantes do segmento.

Aproveite e solicite um orçamento gratuito!

https://fatorsolar.eco.br/

Outros posts