Geração de empregos em projetos de Energias Renováveis deixa o Brasil em 2º lugar no ranking mundial



Publicado em 12 de janeiro de 2022

Segundo dados que a IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) juntamente com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgaram em seu 8º relatório Energia Renovável e Empregos: Revisão Anual de 2021, o Brasil está em constante crescimento na geração de vagas de empregos geradas pelas energias renováveis.

O topo do ranking mundial da geração de empregos linkados com energias renováveis, é ocupado pela China, responsável por 4,7 milhões de vagas de trabalho, totalizando 39% da geração de vagas mundiais em 2020. Em 2º lugar, temos o Brasil com 1,2 milhão de empregos gerados. Diante disso, é de extrema valia ressaltarmos que o número de vagas geradas no país se equipara com o 1,3 milhão de vagas da União Europeia e 1,3 milhão. Perante a isso, é importante visualizarmos que o Brasil busca investir neste setor que vem se desenvolvendo, com destaque por se tratar da energia do futuro.

As vagas de empregos geradas pelas energias renováveis contam com um crescendo mundial. No Brasil, os dados referentes ao ano de 2019 para 2020, nos quais houve um aumento de 500 mil novas vagas, atingiram um total de 12 milhões.

Dentre as energias renováveis, a indústria solar fotovoltaica leva o título do segmento que mais emprega, com 4 milhões de trabalhadores, e mais de 200 mil novos empregos, só em 2020.

Energias renováveis pelo mundo

A nível mundial, alguns países merecem destaque na geração de empregos com as energias renováveis.

Vietnã e Malásia: principais exportadores de energia solar fotovoltaica, estão entre os 8 países com maior geração de empregos com energia solar.

Indonésia e Colômbia: maiores geradores de biocombustíveis para abastecimento agrícola e ocupam o 2º e 6º lugar respectivamente na geração de empregos.

México e Rússia: alto crescimento na produção de energia eólica e, consequentemente, na geração de empregos.

Covid-19 e os empregos

Com a pandemia, os atrasos e interrupções na cadeia de abastecimento de energias renováveis, impactaram diretamente na geração de empregos. As expectativas para os próximos anos são otimistas, com a estimativa de 25 milhões de novas vagas de emprego geradas até 2030. Espera-se que este número possa vir a quase dobrar, no ano de 2050, com 43 milhões de novas vagas.

Faça o seu orçamento conosco e conheça ainda mais os benefícios de aderir a uma energia renovável.

Energia Solar Fotovoltaica

Portfólio Fator Solar

Calculadora de economia

Veja também

Você sabe o que é o cálculo HSP?

Conhecer o cálculo HSP guiará o planejamento e também a escolha do sistema fotovoltaico Você... Leia Mais

O que é corrente contínua e alternada e sua relação com a Energia Solar

Entenda a diferença entre corrente contínua e alternada e como funciona o sistema... Leia Mais

Como um simulador de energia solar pode auxiliar no processo de aquisição desse sistema?

Conheça a Calculadora de Economia da Fator Solar, simulador de energia solar, e saiba qual... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.