Entenda porque é preciso investir em energias alternativas e automação industrial para a sua empresa continuar a crescer.
Investir em energias alternativas e automação industrial é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, afinal o setor precisa analisar e adotar medidas que garantam a eficiência energética nas operações e contribuam para a transição energética nos processos de automação.
A seguir, vamos entender as razões do investimento em eficiência energética ser tão necessário para o setor e conhecer um pouco mais sobre automação industrial. Para saber mais, continue conosco. Então, boa leitura!
Eficiência energética: por que investir?
As duas principais vantagens de investir em eficiência energética estão na economia e na otimização de processos e recursos. A indústria é um setor que possui um número grande de máquinas usadas diariamente. Dessa forma, ampliando este desempenho de forma eficiente, é possível que o maquinário trabalhe apenas pelo período que é realmente necessário.
Apesar de continuar sendo um setor bastante competitivo, mesmo depois do impacto negativo causado pela pandemia de Covid-19, é sempre possível ampliar as formas de economia e aumentar a eficiência dos processos na indústria. Sendo assim, uma forma de fazer isso é com a automação industrial.
Automação industrial
A automação industrial começou a ganhar destaque por volta da metade do século XVIII na Inglaterra e, atualmente, permite que as empresas tenham pleno controle de seus dados visando uma redução no consumo e um aprimoramento dos processos. Afinal, são muitos os benefícios de investir na automação industrial, sendo dois deles os principais:
- Diminuição de custos e, consequentemente, aumento dos lucros;
- Aumento da produtividade, tanto do maquinário quanto dos colaboradores.
Agora, vamos conhecer duas tecnologias que têm muito a contribuir com as energias alternativas e a automação industrial: o 5G e Internet das Coisas (IoT).
Uso do 5G na automação industrial
O 5G chegou ao Brasil pela primeira vez em julho de 2022 começando a funcionar na capital Brasília e hoje já é realidade nas principais cidades. Sendo assim, esta é a quinta geração de redes móveis. Afinal, o 5G permitirá uma melhor comunicação, principalmente relacionada à banda larga sem fio, e trará muitos benefícios para a indústria, como:
- Novas formas de interagir no controle e operação das indústrias;
- Evolução dos sistemas de Internet das Coisas (IoT) na indústria;
- Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA);
- Inteligência Artificial (IA).
Internet das Coisas (IoT) na indústria
Atualmente, já é possível aplicar a IoT no ambiente industrial por meio de maquinários inteligentes e análise avançada de dados. Por isso, o objetivo da inserção desta nova tecnologia no setor é que os sistemas e processos fiquem cada vez mais ágeis e eficientes no que diz respeito ao monitoramento, coleta, alteração e análise de dados.
Sendo assim, a IoT traz vantagens para a indústria, entre elas:
- Base sólida para tomar decisões;
- Diminuição de acidentes;
- Diagnósticos certeiros;
- Controle da produção;
- Redução de custos.
Fonte renovável: invista em energia solar
Optar pela energia solar, uma fonte inesgotável e também muito potente, é o primeiro passo para buscar a eficiência energética. Atualmente, o Brasil é o 9º país que mais investe em transição energética e a sua empresa pode fazer parte desta evolução. Então, solicite agora mesmo um orçamento gratuito com a Fator Solar.