Muitas empresas, quando iniciam um negócio, sentem o peso do consumo de energia elétrica por conta de equipamentos e maquinários de alto consumo. O custo do consumo de energia elétrica tende a incidir sobre o faturamento reduzindo consideravelmente o lucro. E quando falamos em empresas que estão começando este fator pode ser, infelizmente, determinante para a empresa seguir em frente ou não. O que tem levado muitos empresários a pensar o início do seu negócio com eficiência energética e redução de custos com energia. Por isso buscam projetos que contemplem as suas necessidades de consumo e que possam fazer desse começo algo mais tranquilo, podendo pensar nos investimentos para se manter e depois para o seu crescimento. Por esse motivo muitas empresas estão buscando a energia solar em Curitiba como uma solução e investimento.
Outras empresas que já estão há bastante tempo no mercado têm sentido, nos últimos anos, o aumento do custo da energia elétrica e como isso tem impactado em seus faturamentos. Não à toa, o número de empresas que estão buscando implementar sistemas de energia solar aumentou consideravelmente, principalmente em empresas cujo consumo é alto por conta de maquinário e equipamentos que exigem uma alta carga para o seu funcionamento.
Restaurantes, padarias, oficinas, enfim, comércios de pequeno e médio porte estão adotando a energia solar como uma forma de reduzir o impacto do consumo e também de implementar projetos sustentáveis em seus estabelecimentos. Em Curitiba esse número é cada vez mais crescente, a energia solar tem se tornado uma ótima opção tendo em vista os benefícios e o incentivo que a prefeitura tem dado aos comerciantes e moradores que optam por instalar a energia elétrica em seus comércios e casas.
A própria prefeitura tem investido na instalação de painéis solares em prédios públicos e demais espaços, como terminais de ônibus, rodoferroviária e parques. E isso mostra à população a importância da energia renovável, da sustentabilidade. Inclusive, a prefeitura resgatou um projeto antigo, a Família Folha, cujo objetivo é orientar a população sobre as práticas sustentáveis em nosso dia a dia, em especial, a separação correta do lixo orgânico do reciclável.
Outro projeto, esse mais recente, é o Curitiba Mais Energia, que tem implementado o uso da energia solar em espaços públicos como dissemos acima. No entanto, o projeto vai mais além, recentemente foi iniciada a obra da usina de energia solar da Caximba. Um antigo aterro sanitário que foi desativado e agora o antigo espaço que antes recebia o lixo produzido na cidade, irá agora ser uma usina capaz de produzir 4,55 MW de energia, que será enviada para uma subestação da Copel e então distribuída entre as unidades consumidoras.
Esse é o futuro! Consumo consciente significa estar atento ao impacto que causamos no meio ambiente e tomar atitudes para reduzi-lo. Separar o lixo corretamente, evitar desperdício de energia elétrica e de água, implementar projetos de energia solar e, quando puder, reaproveitar a água da chuva para limpeza de calçadas e áreas internas. Enfim, implementar práticas em nosso dia a dia que tenham por objetivo a preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos disponíveis.
Quer saber mais sobre energia solar em Curitiba? Acesse o nosso blog, lá você encontra conteúdos exclusivos sobre energia solar e práticas sustentáveis.
Aproveite para solicitar um orçamento gratuito!