Energia Solar: as vantagens para condomínios residenciais



Publicado em 25/01/2023

A busca por energias renováveis e limpas é cada vez maior em diversos setores do mercado, afinal, contribuir com a preservação do meio ambiente através de eficiência energética é apenas um dos objetivos. Um exemplo disso, é o setor da construção civil, que tem se voltado cada dia mais para a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade, investindo na aplicação da energia solar em seus projetos.

Quais fatores são predominantes para prédios e condomínios investirem em energia solar fotovoltaica? 

O primeiro fator que leva muitos prédios e condomínios residenciais a instalarem painéis fotovoltaicos é a independência energética que eles podem proporcionar. Pois, muitos desses projetos têm a necessidade de manter luzes e alertas de luzes sempre ativos para a segurança dos condôminos, para quedas inesperadas de energia e outros incidentes.

Além da independência energética, os painéis solares representam uma redução significativa em termos de consumo e custos com energia elétrica. Pois, ao poder alterar e gerenciar a utilização da energia gerada com os painéis, o condomínio ou prédio ganha uma fonte energética extra e de baixo custo para a sua geração que, com o tempo, tende a ser praticamente zero.

E talvez um dos fatores mais importantes em relação à energia solar é a  valorização dos imóveis. Eles se tornam mais atrativos para investimentos e, consequentemente, são mais procurados no mercado.

Quais as principais vantagens da energia solar para condomínios ?

Uma das vantagens dos painéis fotovoltaicos é que eles não ocupam espaço útil para instalação, costumam ser instalados em locais onde não há circulação de pessoas como telhados de casas, prédios e demais estruturas.

Além disso, a instalação é rápida e o início do funcionamento é imediatamente após a instalação de toda a estrutura física, captação e conversão de energia e em pouco tempo, o condomínio ou o prédio já pode contar com uma nova fonte de energia.

Outro fator é a facilidade de adaptação que os projetos de instalação possuem às necessidades de cada estrutura.

Quais pontos devo atentar antes de investir em energia solar em meu prédio ou condomínio? 

Antes de qualquer investimento é necessário analisar todos os aspectos do mesmo para evitar erros.

  • Viabilidade técnica

É necessário fazer uma análise técnica para verificar se o prédio ou condomínio possui uma área adequada para instalação de painéis solares.

O local deve ter acesso ao sol durante a maior parte do dia e sem sombras que possam prejudicar a eficiência dos painéis.

Além disso, é preciso verificar se a estrutura do prédio ou condomínio é capaz de suportar o peso dos painéis e se a instalação não compromete a segurança do prédio;

  • Custo do investimento

É preciso fazer uma análise do custo do investimento em energia solar. Isso inclui o custo dos painéis solares, inversores, cabos, mão de obra e outros componentes necessários para a instalação do sistema.

Contudo, é importante lembrar que você começa a ver o retorno sobre o seu investimento imediatamente após o início da produção de energia com a redução significativa do valor da conta de energia elétrica.

Com isso, os  benefícios da energia solar fotovoltaica acabam sendo muito maiores do que os custos iniciais: preservação do meio ambiente e economia na conta de luz por muitos anos.

Percebendo que o investimento em energia solar é viável para seu prédio ou condomínio, investir em energia solar é uma excelente maneira de reduzir os custos com energia elétrica e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Gostaria de saber mais sobre as vantagens que a energia solar pode trazer para seu prédio ou condomínio? Entre em contato agora mesmo com nossos consultores e saiba mais! https://fatorsolar.eco.br/#contato

Veja também

Como a o uso da tecnologia e inteligência artificial podem ajudar a potencializar a Energia Solar?

Saiba como a tecnologia pode transformar a eficiência da energia solar! Quando se trata de... Leia Mais

5 soluções para o ano de 2023 que prometem eficiência energética, inovação e melhorias do sistema de energia solar

Quando se trata de energia solar, a eficiência é a chave para o sucesso, confira 5 soluções... Leia Mais

Aquecimento global e energia solar: Qual a relação e as principais vantagens?

Optar pela energia solar é uma das formas de frear o aquecimento global. Sendo assim, entenda esta... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.




    Campos com * são obrigatórios.