Como a o uso da tecnologia e inteligência artificial podem ajudar a potencializar a Energia Solar?

Saiba como a tecnologia pode transformar a eficiência da energia solar!

Quando se trata de energia solar, a eficiência é a chave para o sucesso, e uma das formas de aumentar a eficiência da energia solar é a utilização de tecnologias avançadas, como, por exemplo, a IA (Inteligência artificial) e IoT(Internet das Coisas).

Neste cenário de inovação, também temos a utilização de sistemas de armazenamento de energia, como, por exemplo, as baterias de íons de lítio, que permitem que a energia gerada durante o dia seja armazenada e utilizada quando necessário, mesmo quando não houver luz solar disponível.

 Por isso, separamos neste artigo algumas das soluções apresentadas para potencializar a eficiência da energia solar, principalmente as que envolvem tecnologia. Confira! 

  • Implantação da tecnologia IA

A IA (inteligência artificial) tem sido a tecnologia responsável pela transformação e sinônimo de revolução em diversos segmentos. Entre as vantagens que diversos setores podem ter com a aplicação de IA, estão:

  • Auxílio no diagnóstico de falhas;
  • Previsão de falhas de equipamentos na indústria;
  • Previsão de fenômenos meteorológicos;
  • Otimização de rotas para o setor de logística, entre outras inúmeras soluções.

 Por isso, à medida que o setor de energia solar avança, as tecnologias de IA (inteligência artificial) podem ser amplamente utilizadas no setor, sendo capaz de impulsionar uma profunda transformação no mercado solar. 

  • Digitalização

Sabemos que apesar de toda a evolução que as usinas fotovoltaicas adquiriram ao longo desses anos, ainda existem alguns aspectos a serem aperfeiçoados, e um deles é referente à coleta de informações e de emissão de relatórios em tempo real. Isso porque, a maioria dos equipamentos não conseguem se “comunicar” uns com os outros, dificultando a implementação de um gerenciamento mais eficiente.

Por isso, com a introdução de tecnologias digitais avançadas, como 5G, Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, tecnologias de detecção e big data, entre outras. As usinas fotovoltaicas serão capazes de enviar e receber informações usando “bits” (fluxos de informações) para gerenciar “watts” (fluxos de energia). Tornando possível, todas as etapas da geração e distribuição de energia solar, gerenciável e controlável.

  • Tecnologia de Armazenamento Smart String

Quando comparamos as soluções ESS centralizadas tradicionais com a solução Smart String ESS, a diferença é substancial. Afinal a Smart String ESS é dotada de uma arquitetura distribuída e um design modular. Já no seu modo de funcionamento, a Smart String ESS usa tecnologias inovadoras e gerenciamento inteligente digital para otimizar a energia no nível da bateria e controlar a energia no nível do rack, resultando no aumento da energia de descarga, bem como segurança e confiabilidade durante todo o ciclo de vida do ESS, e é claro, a otimização de investimentos e custos.

  • Tecnologia de gerenciamento refinado no nível da célula

Essa tecnologia visa aumentar a eficiência da célula fotovoltaica tornando-a capaz de gerar mais energia e informações sobre o seu funcionamento. 

  • Aplicação refinada no nível da célula no setor solar como uma tendência

Atualmente os sistemas fotovoltaicos estão mudando para o MLPE, e com os BESSs de lítio devem se desenvolver para um gerenciamento mais eficiente. Porém, hoje, o sistema tradicional de BMS (Battery Management System) só pode analisar dados limitados, sendo quase impossível detectar falhas e gerar avisos no estágio inicial.

Entretanto, se tais sistemas utilizassem de um gerenciamento refinado no nível da célula (Cell-Level Refined Management) da bateria, poderiam lidar melhor com os problemas de eficiência e segurança. 

  • MLPE

MLPE vem da sigla inglês (Module-Level Power Electronics)  que em português significa: Eletrônica de potência no nível do módulo, e consiste em uma tecnologia utilizada em sistemas fotovoltaicos que transformam a luz solar em energia elétrica. Como ferramenta para melhorar a eficiência energética da energia solar, o MLPE apresenta muitas vantagens, entre elas estão: geração de energia em nível de módulo, monitoramento e desligamento seguro.

Com isso, os sistemas fotovoltaicos se tornarão cada vez mais seguros e inteligentes, e a previsão é que a taxa de penetração do MLPE no mercado fotovoltaico distribuído deve atingir de 20% a 30% até 2027.

O setor da energia solar tem alcançado números impressionantes de crescimento, tornando-se em pouco tempo a segunda maior matriz de energia elétrica do país. Que tal aproveitar para fazer parte deste crescimento hoje? Fale com a Fator Solar! Solicite um orçamento gratuito! https://fatorsolar.eco.br

Outros posts