Carros elétricos: O que esperar para os próximos anos?

Veja as principais soluções para o setor de carros elétricos em 2023.

 

Desde do ano de 2021, o setor de carros elétricos vem crescendo consideravelmente, e neste ano de 2023 não será diferente. A projeção para o setor é promissora e com algumas novidades.

Por exemplo, o ano de 2022 registrou um total de 8.458 emplacamentos de veículos totalmente elétricos no Brasil, um crescimento significativo, ajudando a somar um total de 126.504 unidades em circulação no país, incluindo híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV). 

E esse crescimento promete só aumentar ao longo dos anos. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais! 

Carros elétricos no Brasil não são mais uma tendência e sim uma realidade

De acordo com pesquisas, o número de carros elétricos (BEV), híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) em circulação no Brasil cresceu mais de 41% em 2022. No Brasil, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), já são 13.294 veículos totalmente elétricos (BEV) circulando pelas cidades brasileiras. 

Segundo a ABVE, a previsão é que até o final de 2023 haja 28 mil veículos totalmente elétricos em circulação no país.

Estabelecimentos comerciais estão investindo cada vez mais em pontos de recarga de veículos elétricos

Os estabelecimentos comerciais estão investindo em pontos de recarga de veículos elétricos por diversos motivos. 

Em primeiro lugar, o aumento da demanda por carros elétricos tem criado uma necessidade de infraestrutura de recarga, e os estabelecimentos comerciais podem se beneficiar ao oferecer esse serviço aos seus clientes. 

Além disso, muitos estabelecimentos veem a instalação de pontos de recarga como uma forma de atrair clientes e aumentar a permanência deles no local, já que o tempo de recarga pode variar entre minutos a algumas horas.

Outro motivo, é a imagem positiva que a adoção de medidas sustentáveis traz para o estabelecimento, o que pode ser um fator importante para muitos consumidores atualmente.

Principais estudos em relação às baterias e eficiência dos carros elétricos

Os principais estudos em relação às baterias e eficiência dos carros elétricos visam o desenvolvimento de baterias com maior capacidade de armazenamento de energia, menor tempo de recarga, maior durabilidade e menor custo de produção.

Uma das tecnologias mais estudadas é a bateria de estado sólido. A tecnologia da bateria de estado sólido (SSB) pode se tornar um grande avanço para a adoção de carros elétricos nos próximos anos. Com mais alcance e vida útil, chegando a até 15 anos.

Segundo a startup americana Adden Energy, as baterias de estado sólido apresentam diversas vantagens em relação às baterias convencionais. Além de terem um tempo de recarga mais rápido, com algumas chegando a atingir 80% de carga em poucos minutos, elas também são mais seguras, com menor risco de incêndio e menor quantidade de metais pesados, o que as torna menos impactantes para o meio ambiente quando descartadas.

Outro aspecto estudado é a eficiência dos motores elétricos dos carros, visando torná-los mais eficientes e econômicos em termos de energia. Isso inclui o desenvolvimento de motores mais leves, mais compactos e com menor resistência, além de melhorias nos sistemas de transmissão e controle.

Todos esses estudos têm como objetivo tornar os carros elétricos cada vez mais viáveis e atraentes para o consumidor, além de contribuir para a redução das emissões de gases poluentes e a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Solicite um orçamento gratuito

Outros posts