O Brasil tem 192 startups de energia, sendo 100 delas com foco em energia solar.
A inovação também chegou ao setor de energia elétrica. Apesar de parecer impossível, startups de energia surgiram nos últimos anos com o objetivo de deixar o planeta um lugar melhor para se viver para as próximas gerações que estão vindo por aí.
Nos últimos anos, as startups de energia começaram a aparecer no Brasil, atuando em diferentes frentes do ramo: gestão operacional, e-mobilidade, comercialização de energia e data analytics.
Ao longo deste artigo, vamos falar um pouco mais sobre as startups de energia e como esses novos negócios têm se destacado no mercado atual. Então, continue conosco e boa leitura!
Em 2020/21 cerca de R$ 217,6 milhões em investimentos
Enquanto muitos setores foram afetados de forma negativa pela pandemia causada pelo coronavírus, as startups de energia elétrica firmaram importantes parcerias e realizaram aplicações significativas no setor. Nos anos de 2020 e 2021 (auge da disseminação do vírus Covid-19), os investimentos alcançaram R$ 217,6 milhões.
Neste cenário, é possível chegar a algumas conclusões sobre as startups de energia:
- Nestes dois anos, as startups ativas cresceram. Observou-se maior movimento nas empresas que trabalham com soluções em gestão operacional, e-mobilidade, comercialização de energia e data analytics;
- As empresas de energia iniciaram o trabalho de análise de dados para que, por meio das informações, consigam entender as necessidades do consumidor. O objetivo é oferecer uma experiência diferente e única ao cliente;
- A gestão operacional pode influenciar positivamente para melhorar a performance e a eficiência da energia, fatores indispensáveis quando se fala em redução de custos;
- A e-mobilidade tende a crescer ainda mais, deixando de lado a necessidade dos combustíveis fósseis.
Brasil tem 192 startups de energia em funcionamento
De acordo com um levantamento realizado pela prestadora de serviços de consultoria Quintessa, o Brasil possui atualmente 192 startups de energia que podem auxiliar o país a resolver possíveis crises que venham a surgir. Estas empresas trabalham para sanar problemas em três áreas consideradas mais urgentes:
- Eficiência energética;
- Utilização de fontes renováveis;
- Monitoramento e gerenciamento de energia.
Estas startups de energia tem capacidade para auxiliar os setores públicos e privados mostrando como a eficiência energética do país deve ser usada, quais iniciativas afetam menos o meio ambiente e quais os cenários que podem ser esperados no futuro.
Destas startups, 100 delas têm como foco a energia solar mostrando que o setor está realmente em crescimento no país. A instalação do sistema fotovoltaico para geração de energia tornou-se uma necessidade para que os brasileiros possam diversificar a fonte de recebimento e ficar menos dependente das hidrelétricas.
Ainda, é possível ver um aumento significativo na conta de energia, principalmente em meses mais secos e em regiões onde a chuva não é tão abundante. Assim, a energia solar se mostra como uma forma de reduzir os gastos com a distribuidora pública de luz e também contribuir para um meio ambiente sustentável.
Solicite agora mesmo um orçamento
A Fator Solar está aqui para atender às suas necessidades. Então, se você quer instalar um sistema de energia solar na sua residência ou empresa e não sabe por onde começar, entre em contato e solicite um orçamento gratuito.