Aprenda como escolher o fornecedor de serviços de instalação de energia solar!



Publicado em 31 de maio de 2022

Está em busca de um fornecedor de serviços de energia solar qualificado? Então, confira nossa checklist dos critérios que você precisa avaliar nessa decisão!

Empresas de todos os segmentos têm buscado formas de garantir maior eficiência energética em suas instalações. Afinal de contas, as tarifas de energia estão cada vez mais altas, preocupando gestores que desejam reduzir os custos de suas operações. Nesse cenário, uma das principais estratégias é contratar um fornecedor de serviços de energia solar.

Essa escolha, no entanto, necessita de cuidado e atenção. A qualidade da sua estrutura de geração de energia solar está muito relacionada à competência técnica dos profissionais que você contratar.

Pensando nisso, criamos uma lista com algumas dicas de como escolher a melhor empresa fornecedora de serviços de energia fotovoltaica. Saiba que critérios avaliar para não errar na contratação.

Histórico da empresa

O primeiro passo para quem deseja contratar um fornecedor de serviços de energia solar é pesquisar como é sua atuação no mercado. É importante que essa empresa parceira tenha credibilidade e seja reconhecida como referência no setor.

Nesse quesito, um dos aspectos para investigar é o tempo que a empresa tem de estrada. Isso pesa bastante na expertise e conhecimento técnico da equipe, uma vez que o fornecedor teve a oportunidade de passar por diversas experiências e projetos variados.

Outro ponto importante é a competência técnica. Existem diversas normas que precisam ser cumpridas para que o sistema funcione de forma adequada. Elas levam em conta regras de segurança e leis ambientais.

Qualidade dos equipamentos

A qualidade dos equipamentos interfere diretamente na durabilidade e no bom funcionamento do seu sistema de energia solar. Por isso, é essencial que o fornecedor de serviços de energia solar forneça dispositivos aprovados pelo Inmetro e que sejam condizentes com as necessidades específicas do seu projeto.

Existem muitos recursos que tornam o gerenciamento do seu sistema ainda mais produtivo. Por exemplo, existe uma tecnologia que permite acompanhar dados do inversor por meio da internet, no celular ou no computador, isso tudo em tempo real. Assim, é possível monitorar o desempenho do sistema.

Além disso, vale destacar que a qualidade dos equipamentos também vai impactar a segurança do sistema, garantindo maior proteção da infraestrutura.

Atendimento e pós-venda

O processo de instalação do sistema fotovoltaico demanda certo tempo, pois também depende da homologação da concessionária de energia elétrica. Durante esse tempo, é importante que a empresa mantenha uma boa comunicação com seus clientes, afinal, é normal que surjam dúvidas ao longo do processo.

Além disso, esse atendimento pós-venda pode ajudar se houver necessidade de alguma manutenção. E os profissionais que fizeram a instalação, é claro, são os mais indicados para fazer esse tipo de intervenção.

Por isso, pesquise como funciona o atendimento pós-venda e as condições referentes a garantias e assistência técnica. Por ser um equipamento durável e de alta confiabilidade, normalmente, a garantia fica em torno de 10 anos para defeitos de fábrica. Alguns fabricantes, no entanto, podem garantir que os painéis solares perdem até 20% de eficiência no período de 25 anos.

Respeito às normas da ANEEL

A ANELL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é responsável pela criação e fiscalização de empresas que geram e distribuem energia no país. Assim, todo fornecedor de serviços de energia solar deve seguir as regulamentações definidas pela agência. Isso assegura que os produtos e serviços prestados serão seguros e de qualidade.

Preços e facilidade de pagamento

Por último e não menos importante, é preciso avaliar o custo total do projeto. Então, verifique se os preços de módulos fotovoltaicos e dos outros dispositivos, bem como do serviço, são coerentes com o que está sendo praticado no mercado. Mas o mais importante é avaliar o custo/benefício das empresas, pois é necessário também avaliar os benefícios que uma empresa pode oferecer para você

A Fator Solar é especializada na instalação de sistemas fotovoltaicos. Solicite um orçamento gratuito!

Veja também

Energia Solar segue em crescimento e se torna a terceira maior fonte de geração da matriz energética brasileira

Um dos fatores predominantes para esse crescimento é o aumento da procura dos consumidores e de... Leia Mais

Saiba qual o momento ideal para migrar para o sistema fotovoltaico para indústrias

O sistema fotovoltaico para indústrias é uma alternativa muito positiva para diversos... Leia Mais

Cálculo de Energia Solar: Como avaliar seu consumo atual e o retorno sobre investimento

Saiba mais sobre o Cálculo de Energia Solar e entenda como esse sistema pode favorecer as suas... Leia Mais

 

Onde você quer economizar?

    Campos com * são obrigatórios.



    Campos com * são obrigatórios.