ORÇAMENTO GRÁTIS
(41) 3205-5667

Pela primeira vez, solar acaba de gerar mais energia que carvão no Reino Unido

Postado por: Ricardo Anders - Em: 10/06/2016

Energia solar gerou mais eletricidade que a produzida por cartão no Reino Unido pelo primeiro mês, com recorde no mês passado (maio/16). A fonte solar pôde gerar em torno de 1.336GWh de eletricidade em maio, 50% mais que os 893GWh gerados pelo carvão.

O aumento da eletricidade oriunda da fonte solar vem com a queda do carvão na matriz elétrica do Reino Unido. Por diversas vezes em maio a geração de eletricidade pelo carvão foi zero – foi a primeira vez que isto aconteceu em mais de 100 anos. Durante todo o mês de maio, a fonte solar foi responsável por 6% da matriz energética, enquanto o carvão respondeu por apenas 4%. Em janeiro passado, a fonte solar respondia por apenas 1% (e carvão, 17% da matriz energética), mostrando uma importante virada na matriz daquele país.

O gráfico abaixo (em inglês) mostra a forte queda da geração através do carvão (linha roxa) com o aumento da geração da fonte solar (linha alaranjada):

solar-coal.jpeg

 

Melhores condições climáticas e dias mais longos impulsionaram a geração solar, enquanto o carvão teve uma contínua queda em 2016, com a decisão de fechamento de algumas usinas a carvão. Projeções do governo esperam que o uso de energia do carvão seja próxima de zero até o ano de 2015. Alguns analistas porém acreditam que o recente fechamento de usinas signifique que o país poderá atingir este resultado ainda antes de 2025.

Usinas movidas a carvão só funcionarão se eles poderem vender energia com obtenção de lucro. A redução no uso do carvão nas últimas semanas aconteceu devido ao fato que usinas de carvão estão operando com pequenas margens (ou até mesmo margens negativas), graças ao barateamento do custo de gás natural.

Fazendas solares e eólicas também geram eletricidade próximas do custo zero, uma vez que elas já foram construídas. Todos estes recursos pagam menos taxas de emissão de carbono que o carvão, que é considerada uma fonte mais poluidora. Tudo neste momento está contra as usinas de carvão e poucas possuem razões para permanecerem em funcionamento no Reino Unido.