ORÇAMENTO GRÁTIS
(41) 3205-5667

Benefícios

Economia logo no início, pois você deixará de pagar a conta de energia elétrica no final do mês para pagar apenas as taxas de uso do sistema elétrico e a de iluminação pública.

Sua usina deverá funcionar por pelo menos 25 anos.

Custo de manutenção desprezível.

Você ficará protegido contra os prováveis futuros aumentos na conta de energia elétrica.

Terá uma imediata valorização do seu imóvel no valor investido no sistema solar.

Estará contribuindo com o meio-ambiente com a geração limpa de energia através de uma fonte renovável.

Poderá usufruir de eventuais benefícios e incentivos oferecidos no futuro (discute-se neste momento a concessão de desconto no IPTU de imóveis equipados com esta tecnologia, por exemplo).

Redução da necessidade do Governo investir em geração, linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Caso a sua instalação seja comercial, poderá desenvolver uma estratégia de marketing em função do apelo ecológico, fortalecendo a imagem da sua marca e se diferenciando dos concorrentes.

Você estará investindo seu dinheiro em um projeto financeiramente rentável e com real economia de dinheiro.

Você será considerado pelos seus amigos, vizinhos e parentes como alguém inovador e ecologicamente correto.

Como funciona

Geração Distribuída

A Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 (posteriormente modernizada pela Resolução Normativa nº 687/2015) define o Sistema de Compensação como um arranjo no qual a energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída é cedida à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade. Esse sistema é também conhecido pelo termo em inglês net metering.

Nele, um consumidor de energia elétrica instala pequenos geradores em sua unidade consumidora (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos) e a energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês subsequente. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses. Há ainda a possibilidade de o consumidor fazer a geração compartilhada (reunião de consumidores em consórcio ou cooperativa com divisão de energia gerada entre eles), geração em condomínios (repartição de energia conforme porcentagem definida entre os interessados) e autoconsumo remoto (geração de energia em lugares remotos e distantes do ponto de consumo).

Um exemplo prático é mostrado no gráfico abaixo. Enquanto a energia da sua casa ou estabelecimento é consumida durante as 24hs do dia, a geração de energia solar fotovoltaica acontece apenas durante o dia, mas em uma quantidade muito superior que permite injetar na rede o excedente, gerando os créditos para consumo futuro, a noite ou em dias de chuva por exemplo.

grafico1

Veja como tudo isso funciona através do vídeo sobre energia solar produzido pelo Instituto Ideal no âmbito do programa América do Sol:

Como posso começar

icon_primeiros_passos

Primeiros passos

Você poderá solicitar uma simulação clicando aqui para fazermos um pré-dimensionamento do seu sistema. Descreva que tipo de solução você procura. Se for o caso, nos envie uma cópia da sua conta de energia atual. Faremos gratuitamente uma proposta de projeto e a estimativa de quanto poderá economizar. Caso a unidade ainda esteja em fase de projeto, faremos a estimativa de consumo e daremos as orientações necessárias para que a obra fique pronta para receber o sistema.

icon_design_do_projeto

Design do projeto

Não há instalações idênticas. Cada caso merece a devida exclusividade na elaboração de um projeto específico. Caso você decida por economizar na sua conta de energia, nossa equipe fará uma visita técnica para confirmar a simulação anteriormente feita e iniciar o detalhamento do projeto final, obedecendo as normas técnicas e legislação vigente. Toda documentação e contato com a concessionária local será de nossa responsabilidade para que você não se preocupe com questões burocráticas.

icon_instalacao_dos_equipamentos

Instalação dos equipamentos

Com o projeto definido, instalaremos todos os equipamentos na sua unidade, tomando o cuidado para certificar que o sistema está funcionando conforme previsto em projeto.

icon_conexao_a_rede_publica

Conexão à rede pública

No caso de energia fotovoltaica e eólica, nós faremos o registro do seu projeto junto à concessionária local. Será feito uma vistoria final para conexão à rede, ativando o sistema.

O processo de registro do seu projeto junto à concessionária é de nossa responsabilidade e você não terá nenhuma preocupação com essa tarefa. Entretanto, ele deverá cumprir algumas etapas que, muitas vezes, são demoradas. Acompanhe como isto funciona:

  1. O primeiro passo é nossa solicitação à concessionária de energia do Parecer de Acesso; você precisará apenas assinar alguns papéis. Apresentaremos essa documentação juntamente com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do seu projeto.
  2. Depois disto, a concessionária deverá aprovar o Parecer de Acesso entre 15 e 30 dias (em função do tamanho da sua usina).
  3. Faremos a instalação dos equipamentos e os testes necessários para garantir o correto funcionamento.
  4. Neste momento estaremos prontos para solicitar a vistoria da concessionária para aprovar o ponto de conexão.
  5. Quando a concessionária fizer a vistoria nós estaremos juntos acompanhando o processo.
  6. Em até 7 dias dias a concessionária emitirá o Relatório de Vistoria. Caso seja solicitado, pequenas adequações na instalação poderão ser realizadas por nós.
  7. Acompanharemos a aprovação do ponto de conexão e a instalação do novo relógio medidor, quando então o cliente passará a usufruir da economia que sua usina vai gerar.

Com isso o seu sistema já estará conectado à rede da concessionária, gerando a sua própria energia. O prazo para todo o processo é de 34 dias. Veja abaixo o resumo das etapas:

34 dias

 

icon_monitoramento_do_sistema

Monitoramento do sistema

Você poderá acompanhar online os dados de geração da sua usina em tempo-real pelo computador ou smartphone, e nós estaremos aqui para garantir que tudo funcionará corretamente.