ORÇAMENTO GRÁTIS
(41) 3205-5667

Curitiba tem sol sim! E gera energia sim!

Postado por: Fator Solar - Em: 13/06/2016

Há alguns meses no mercado, a Fator Solar tem desenvolvido projetos de energia fotovoltaica para Curitiba. Mas no início de cada projeto, no primeiro contato, sempre ouvimos algo do gênero “aqui chove bastante né, faz frio também, será que gera o suficiente? ”, e a resposta é SIM!

Neste dia 20/junho o inverno chega no hemisfério sul (no início da noite). É a época do ano quando o sol está mais longe e, portanto, recebemos menos irradiação solar para produzirmos energia elétrica fotovoltaica. Mas será que, mesmo nestas condições, ainda é possível gerar-se energia elétrica?

Coletando alguns dados da Agencia Espacial Americana, a NASA, sobre a insolação, geramos alguns gráficos que apresentam a realidade curitibana, comparando com a de outras cidades ao redor do globo que tem utilizado a geração solar, limpa e renovável a muito tempo.

Com três gráficos quebra-se o mito que Curitiba não tem potencial para geração solar: as análises foram feitas em etapas, primeiro com cidades da Europa, as capitais Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha), Paris (França) e Oslo (Noruega).

1

Tomando mais algumas cidades de relevância mundial, comparou-se Curitiba com Toronto (Canadá), Nova York (EUA), Tóquio (Japão) e Seoul (Korea).

2

Como se pode observar, a capital paranaense sempre se mantém acima ou na média de irradiação. Para confirmar este dado, também calculamos a média anual de produção para todas as cidades.

imagem 3

Adicionamos mais algumas cidades onde os investimentos em renováveis tem sido considerável e vemos Curitiba com uma média muito próxima ou até mesmo mais alta que outras cidades. A análise dos dados comprova todo o potencial para produção de energia elétrica de maneira renovável e limpa que Curitiba tem.

A validade do investimento em energia solar fica mais evidente quando comparamos com a capital da Alemanha, Munique, que tem média anual 18% menor que Curitiba, e onde é comum a utilização de painéis solares para geração de energia.

A Fator Solar percebeu esse potencial e quer contribuir com o uso de energia mais limpa, segura e, sobretudo, rentável! Ligue, agende uma visita no nosso show-room, faça um orçamento e entenda mais sobre como produzir sua própria energia e economizar na sua conta de energia!

 

Fonte de dados : NASA – Gráficos e texto: Fator Solar